domingo, 5 de fevereiro de 2012

CIÊNCIA - CANHOTOS 25 FATOS CURIOSOS




Ser canhoto não é fácil. O tempo todo estamos nos adaptando ao mundo dos destros, mesmo que inconscientemente.
Seja numa carteira escolar, com um mouse ou um abridor de latas, temos sempre que improvisar uma maneira de usar esses e outros objetos com a mão esquerda ou então, usar de forma desajeitada a mão direita.


Os objetos do dia-a-dia são tão escassos em sua versão canhota que imagino que, como eu, a maioria dos canhotos simplesmente os ignora quando os encontra, tal é o costume de usar os objetos “normais”.

Dificuldades à parte, acredito que somos o próximo passo na escala evolutiva, por isso ainda somos poucos e ser canhoto, pode ser de grande ajuda na hora de ganhar umas partidas de sinuca.

Aqui estão 25 fatos curiosos desse pessoalzinho que cisma em usar a mão “errada”.


Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial.
A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita.

Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.

Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças.

Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.

Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.

Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.

Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita.

Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres. Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.

Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.

Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.

Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.

Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.

De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.

O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.

Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.

Canhotos têm uma tendência maior a serem gênios criativos.

Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte.

Destros vivem mais do que canhotos.

Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.

Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.

Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.

Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.

O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.

Na população mundial existem apenas 10% de canhotos. Eles são um grupo minoritário...Tem até grupo de proteção, dia especial, lojas específicas!!!

É sério! Sabe qual é o dia do canhoto? Dia 13 de agosto. Sabe quem sugeriu esse dia? O Lefthand International , o tal grupo de apoio! E sabe por quê? Por que o 13 de agosto de 1976 caiu numa sexta feira. Sacaram? Sexta feira 13.

O Lefthand International achou que essa data enfatizaria o preconceito que os canhotos sofreram durante toda a história da humanidade, principalmente no aspecto sobrenatural... E é aí que entra nossa parte!!!


Desde tempos remotos o lado esquerdo é associado a coisas ruins. Os antigos romanos já olhavam com desaprovação os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem escudo-espada podia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco. Eles até poderiam ir apara o exército, mas deviam treinar com a mão esquerda amarrada nas costas para forçá-los a usar a espada na direita.
Acham isso desumano? Pois saibam que até hoje existem mães que forçam seus filhos a escrever com a mão direita dessa mesma forma. Amarrando a esquerda nas costas! Nos tempos que as professoras podiam bater nos alunos, os pobres canhotos sofriam. Se a professora os pegasse escrevendo com a esquerda, era porrada na mão com certeza.


A igreja católica então, adorava canhotos. Nos tempos da "Caça as Bruxas" na inquisição, o canhotismo era associado à feitiçaria. Era prova suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa!E o budismo? Também tem preconceito com os canhotos. Buda, ao relatar os caminhos para atingir o Nirvana (Elevação espiritual máxima), este se divide em duas partes. O caminho da mão esquerda deve ser evitado, pois é o jeito errado de se viver. O outro é o caminho da mão direita, que é digno e remete à purificação da alma. O uso da lado esquerdo também é associado à má sorte. Quando você quer começar algo, esperando que a sorte o acompanhe, costuma "entrar com o pé direito". Na Escócia, entrar com o pé esquerdo numa casa não é recomendável. Eles acreditam que você está levando o demônio para dentro da residência.

Até os esquimós associam o canhotismo com malignidade. Eles acreditam que um canhoto é um feiticeiro em potencial. 

O filósofo religioso judeu Maimonides escreveu uma lista de "cem defeitos físicos" que os judeus deviam ficar longe. Entre eles estava o canhotismo.

Mas se você é canhoto e está triste com tudo isso, não se preocupe. Estudos mostram que os canhotos, por usar com mais freqüência o lado direito do cérebro (isso mesmo, comando cruzado), possuem uma capacidade diferenciada. Estatisticamente possuem QI mais elevado. O lado direito do cérebro é associado a arte, sentimentos, emoções, expressões. Por isso tendem a se interessar por arte, cinema, teatro, música. Então aproveitem!!!



Curiosidades:



*O canhoto também é chamado de Sinistromano ou Esquerdino.

*A tríade do desgosto para o canhoto é: "Tesoura, régua e abridor de latas". Se não forem especiais (e quase nunca o são), os deixam mais perdidos que cego em tiroteio.

*No desenho animado "Os Simpsons" o personagem mais temente a Deus é o único declaradamente canhoto. Ned Flanders. Inclusive é proprietário de uma loja com venda de instrumentos para canhotos chamado "Canhotorium".

*Na Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também significa " Pessoa estranha".

Um canhoto famoso foi Leonardo Da Vinci. No entanto ele tinha uma forma esquisita de escrever para proteger seus documentos de olhos curiosos ele costumava escrever da esquerda para a direita. Suas anotações só poderiam ser lidas se colocadas em frente a um espelho.
*Existem pessoas que possuem a mesma habilidade com as duas mãos. Eles são chamados "Ambidestros". Essa palavra é um claro preconceito com os sinistros... Afinal por que não poderia ser chamado de "Ambicanhoto"?
*No Japão antigo um homem poderia se divorciar de sua mulher se descobrisse que ela era canhota.

*Vários estudos mostram que existe uma prevalência de canhotos entre os homossexuais tanto homens como mulheres, sendo mais forte essa porcentagem nas lésbicas. Um dos estudos mais recentes foi publicado na revista Psychology Bulletin e foi feito por cientistas canadenses.

Canhotos vivem 9 anos menos que destros

Canhotos/Destros vivem 9 anos menos que destros 




O uso preferencial da mão esquerda tem efeitos colaterais. O canhoto diminui a expectativa de vida em nove anos, segundo estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas de medicina dos EUA.


Foram estudados 987 casos. Na média os destros vivem 75 anos. Os canhotos, apenas 66. Mas, não são apresentadas razões conclusivas para os canhotos viverem menos do que os destros. São apresentadas como possíveis causas, o maior risco de sofrer acidente. Dentre os casos estudados 7,9% dos canhotos morreram em acidentes. Para os destros o índice foi de somente 1,2%. A pesquisa aponta como exemplo uma natural desvantagem dos canhotos em relação aos destros quando dirigem um automóvel. 
Ao enfrentar uma situação inesperada ao volante, o destro logo levantaria mais a mão esquerda do que a direita, para proteger o rosto. Com isto o carro vai mais para a direita. Já com o canhoto, acontece o contrário, portanto o carro vai mais para a esquerda, lugar de onde vem o tráfego em sentido contrário.


Em média, os destros vivem 75 anos e os canhotos 66, segundo a pesquisa. Outros dados também relacionam o canhoto com maior ocorrência de distúrbios no sistema imunológico (sistema de defesa do nosso organismo). Parece haver a possibilidade dos canhotos serem mais sujeitos a doenças neurológicas. Portanto podem morrer mais cedo.



O estudo afirma que o hormônio testosterona é o responsável pelo distúrbio na gestação, pois o hemisfério esquerdo do cérebro, que controla o lado direito do corpo, é mais sensível a esta substância. Assim, caso a mãe produza mais testosterona na gestação, o hemisfério esquerdo do cérebro do bebê, pode ser enfraquecido e o lado direito passaria ao controle. Mas os próprios pesquisadores acham que ainda precisam estudar muito mais os canhotos, considerando um tanto insólitos os resultados até o momento.

Os 10 canhotos mais famosos do mundo

Lista dos canhotos mais famosos do mundo:




Lady Gaga
Cantora
Barack Obama
Presidente dos EUA

Angelina Jolie
Atriz

Beyoncé
Cantora

Marilyn Monroe
Atriz (já falecida)

Ringo e Paul (Beatles)
Músicos

Pelé
ex-jogador de futebol

Kurt Cobain
Cantor (já falecido)

Justin Bieber
Cantor
10º
Bob Dylan
Cantor




Dia Internacional dos Canhotos

Canhoto, esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres. O dia Internacional do Canhoto é comemorado em 13 de agosto. Data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente. fonte: wikipedia Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. 

Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social. Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de agosto. 

O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro. Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas. 

A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito. Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras. De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores. A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas. Nada comprovado, diga-se de passagem.

Canhotos ganham menos, e outros fatos surpreendentes sobre eles

Um estudo revela que sua renda média é de 10% a 12% inferior à de um destro

Os canhotos continuam tendo arqui-inimigos na sociedade contemporânea, como tesouras, carteiras escolares, abridores de latas, cadernos de espiral e os borrões de tinta nesses cadernos, entre outros. Mas pelo menos os preconceitos estão morrendo, e já não suspeitamos que os canhotos estejam associados ao diabo ou mais propensos ao crime, além de eles não serem mais forçados a tentar escrever com a mão direita.
Mesmo assim, continuamos sem saber muito bem por que algumas pessoas são canhotas e outras são destras, e como isso depende ou afeta da estrutura cerebral. Apresentamos a seguir alguns fatos surpreendentes a respeito dessesesquerdistas (além de uma lenda urbana que se recusa a morrer).
1. Os canhotos ganham menos que os destros, segundo um recente estudo da Escola de Governo Kennedy, da Universidade Harvard, que analisou cinco pesquisas prolongadas (três nos EUA e duas no Reino Unido) que compilavam informações sobre a mão dominante, o grau educacional e os salários. O trabalho revela que 11% a 13% da população é de canhotos, e que esse grupo ganha em média 10% a 12% menos que os destros. Além disso, os canhotos têm resultados 3% a 4% inferiores em testes de matemática e leitura. Segundo o autor, as diferenças se reduzem fortemente quando são eliminados fatores ambientais. Por exemplo, no caso dos canhotos com mãe canhota, para quem a aprendizagem teria sido mais simples.
2. Podem ser mais criativos. Embora na média possam ter um pouco mais de dificuldade, há outras pesquisas segundo as quais existem mais canhotos do seria esperado em profissões e cursos como arquitetura e música, por exemplo. Essa associação entre canhotos e criatividade poderia se dever ao fato de o cérebro desse grupo ter uma estrutura mais flexível ou, simplesmente, por eles terem aprendido a desenvolver soluções mais imaginativas ao se depararem com um mundo preparado para destros. Seja como for, é preciso observar que muitos destes estudos costumam ser colocados em dúvida por não usarem amostras suficientemente amplas.
Barack Obama na Alemanha assinando com a mão esquerda. / GETTY IMAGES
3. O cérebro dos canhotos teria uma estrutura mais flexível e simétrica que o dos destros, segundo o neurogeneticista Daniel Gerschwind. A preferência por uma mão ou outra se deve à assimetria do cérebro, embora o processo não seja claramente conhecido. A atividade da linguagem, por exemplo, se encontra sobretudo no lado esquerdo do cérebro, no caso dos destros. Para muitos canhotos, essa configuração é igual, ao passo que outros têm essa atividade localizada no hemisfério direito ou distribuída entre ambos. É preciso recordar que, embora seja verdade que os hemisférios têm funções diferentes, não há uma divisão tão clara como às vezes se diz.
4. Cinco dos sete últimos presidentes norte-americanos foram canhotos, incluindo Barack Obama. Isso representa 71%, contra os 11-13% que seriam estatisticamente esperados. Entre os últimos 15 presidentes, 7 foram canhotos (47%). Mas esses dados não são tão estranhos se levarmos em conta que a amostra é pequena. Ou seja, há poucos presidentes dos Estados Unidos, por isso é mais fácil obter um resultado distorcido.
O tenista Rafael Nadal, mais um canhoto famoso / GETTY IMAGES
5. O percentual de canhotos se manteve mais ou menos constante ao longo da história, como se deduz pelo estudo das pinturas rupestres do Paleolítico. A preferência majoritária pela direita teria nascido bem cedo: há fósseis de Australopithecus que mostram feridas na cabeça feitas por destros. Mesmo assim, não podemos nos esquecer de que os canhotos teriam tido uma vantagem significativa no caso dos combates corpo a corpo, como se explica a seguir.
6. É muito provável que um canhoto vença destros em disputas de tênis, boxe, esgrima ou qualquer outro esporte individual que implique confronto frente a frente. O motivo é que um canhoto está acostumado a enfrentar um destro, ao passo que um destro também enfrenta mais frequentemente outros destros. Há estudos segundo os quais os canhotos estão desproporcionalmente representados na elite desses esportes, como no caso do tênis. John McEnroe, Jimmy Connors, Martina Navratilova, Monica Seles e Rafa Nadal são alguns exemplos.
7. Os canhotos sofrem muitos preconceitos. Cesare Lombroso, pai da criminologia moderna, por exemplo, assegurava que entre os criminosos havia mais canhotos do que destros. Também se acreditava erroneamente que os canhotos corriam mais risco de sofrer esquizofrenia. E durante um tempo inclusive se achava que eles viviam menos, embora a explicação para isso seja simples: quanto mais velha fosse uma pessoa canhota, mais provável era que ela tivesse sido obrigada na infância a usar a mão direita, razão pela qual os canhotos “ativos” estavam sub-representados nos grupos mais idosos.
O personagem Ned Flanders do desenho Os Simpsons
8. Em várias línguas, a palavra que designa os canhotos tem origem depreciativa. Em português ela deriva, segundo alguns filólogos, da mesma raiz da palavra cão, e dela também surgiu a palavracanhestro. Em espanhol, o termo zurdo poderia provir do celtatsucca, que significa toco de árvore ou, por extensão, pessoa atrapalhada e obtusa. Além disso, o adjetivo sinistro, presente em várias línguas românicas, procede do latim sinister, que significa esquerda (em italiano ainda hoje a palavra sinistra indica o lado esquerdo, em contraposição a destra). Em outros idiomas encontramos conotações similares para o lado esquerdo: em inglês, canhoto se diz left-handed, sendo que left (esquerda) provém de lyft, palavra do inglês arcaico que significava fraco. Em francês, assim como em português, substitui-se o sinister por um termo um pouco mais neutro, que nesse caso é gauche (canhoto é gaucher). Mesmo assim, na origem essa palavra significaria incômodo.
9. A maioria de mamíferos também tem um lado preferido, já que isso aceleraria o aprendizado, por concentrar todo o treino em uma só mão ou pata dianteira. No caso de cães e gatos, quase metade seriam canhotos. Quanto aos primatas, há estudos segundo os quais os chimpanzés são destros, outros que são canhotos, e finalmente alguns que concluem que essa pergunta não faz sentido, já que tal preferência seria posterior ao desenvolvimento da linguagem.
10. Alguns canhotos famosos: Bill Gates, Napoleão Bonaparte, Leonardo da Vinci, Marie Curie, Jimi Hendrix, Scarlett Johansson, Elizabeth II da Inglaterra, Paul McCartney, Greta Garbo e Ned Flanders.
11. À medida que envelhecemos, nossa habilidade melhora com ambas as mãos. Ou nos tornamos igualmente desastrados com ambas, segundo se enxergue.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário