quinta-feira, 26 de abril de 2012




Fonte: Portal RH.

Existem diversos tipos de abordagens comportamentais que auxiliam os indivíduos a evoluírem de uma condição limitante para uma melhor e mais favorável ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, e duas dessas abordagens são o Coaching e Mentoring.


Coaching é um processo de aceleração de resultados, que visa o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais, psicológicas e comportamentais, com foco no alcance de realizações no presente e futuro, e é conduzido em sessões por um profissional denominado Coach.

Um Coach ao contrário de um mentor, não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua, ou seja, a ter uma maior compreensão de quem ele é; daquilo que gosta, de seus desejos, limitações, pontos de melhoria, pontos fortes, para que assim o cliente possa traçar um plano de ações consistente, maduro e dentro de suas necessidades e possibilidades de realização.

No Mentoring, um profissional mais velho e mais experiente oferece seu know-how a um jovem talento, e como um mentor, o ajuda em questões ligadas a sua carreira, e comumente até em questões de cunho pessoal. O Mentoring, diferente do Coaching, não tem necessariamente um tempo determinado para acabar, e segue até o mentorado sentir-se preparado o suficiente para seguir sozinho, e pode ser realizado na empresa ou mesmo na casa do cliente.

No Brasil, uma pesquisa recente apontou que apenas 10,9% das empresas utilizam mentores, enquanto que a busca por Coaching executivo, voltado para o desenvolvimento de competências de liderança de alto escalão, cresce exponencialmente nas organizações. Isso se reforça no fato de o Coaching focalizar um desenvolvimento de forma mais acelerada e com resultados mais rápidos, num espaço de tempo bem menor que o mentoring.





Abraço e Sucesso a Todos


Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
http://www.facebook.com/note.php?saved&&note_id=281490105264246

*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Negociação e Venda de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html


*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada da Inovação - Breakthrough.

*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário