quinta-feira, 26 de abril de 2012

O maior navio quebra-gelos do mundo atravessa camadas de quase 3 metros de espessura; Vídeo impressionante
16/04/2012 às 18:30 \ Tema Livre



O poderoso navio: casco de aço com 5 metros de espessura (Foto: nedcruise.info)
É um colosso dos mares, movido a dois motores de propulsão nuclear de potência equivalente a 70 mil HP: o NS 50 Let Pobedy é o maior navio quebra-gelos do mundo, capaz de romper camadas de 2,8 metros de espessura, rígidas como aço.
Repare no vídeo abaixo como ela navega no gelado mar do Ártico russo, rumo ao Polo Norte, como se deslizasse num lago de águas calmas – e, claro, nem tanto quando as camadas se tornam mais grossas e escuta-se o estalar do gelo sendo partido. Para isso, o navio, de 25 mil toneladas e 169 metros de comprimento, tem um casco de nada menos que 5 metros de espessura, com três camadas de diferentes tipos de aço, e sua proa não é ponteaguda, mas arredondada como uma colher.
A construção do formidável navio foi atribulada, inclusive pelo desabamento da União Soviética, em 1991. Começou a ser montado em 1989, em São Petersburgo (então Leningrado), sofreu várias interrupções por motivos vários e só ficou pronto em 2007.
Comandado com o auxílio de um complexo de computadores, sua capacidade de manobra é considerada “excepcional” pelos especialistas, e ele pode navegar a uma velocidade máxima de 21,4 nós (algo como 39 quilômetros por hora). Leva 140 tripulantes e, entre seus confortos, que começa com ar condicionado para suportar o frio terrível do Ártico, abriga restaurante, biblioteca, sala de música, salas de massagens, uma academia de ginástica e uma piscina aquecida.
A grande função de quebra-gelos como esse colosso é abrir caminho, na imensa área do Ártico russo, riquíssimo em petróleo, para a navegação de cargueiros e navios de prospecção de óleo. O NS 50 Let Pobedy também conduz turistas, a preços salgados, como se dá neste vídeo, em que o navio, apesar dos ventos poderosos do final de sua jornada, seguiu até o exato ponto do globo onde se situa o Polo Norte.


Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
  (91)8164-1073 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
skype: olimpiapinheiro
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário