terça-feira, 8 de maio de 2012


“Bons alunos fazem lições sozinhos”

Por Camila Guimarães
 


O psicólogo americano diz que há o jeito certo para os pais acompanharem a lição dos filhos e dá dicas de como evitar que a hora do dever vire um transtorno.

O professor Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University, nos Estados Unidos, é especialista em lição de casa. Ele estuda o assunto há mais de 20 anos, analisando qual é o impacto que um dever de casa bem-feito tem no desempenho escolar do aluno. É significativo. Mas o efeito só será positivo se os pais se envolverem – e da maneira certa. O papel da família se limita a monitorar e dar o exemplo. Fornecer respostas prontas ou ensinar a matéria para os filhos pode ser pior do que não fazer nada.

 ÉPOCA – Por que o envolvimento dos pais (chefes) na lição de casa faz diferença no desempenho escolar (produção) dos filhos (funcionários)?
Harris Cooper – Porque é o melhor momento de mostrar para os filhos quanto a escola é importante. Se os pais (chefes) são participativos e têm atitude positiva em relação ao dever de casa, muito provavelmente a criança (funcionário) terá a mesma atitude em relação ao aprendizado/trabalho. Se a atitude for negativa, poderá até gerar atritos com a escola (empresa).

 ÉPOCA – Em suas pesquisas, a lição de casa aparece, muitas vezes, como um campo de atrito entre pais (chefes) e escola (funcionários). Por quê?
Cooper – Isso pode acontecer quando a lição/trabalho vira um transtorno para os pais (chefes), que precisam mudar sua agenda para acompanhar o dever dos filhos/Funcionários. E quando a execução da lição de casa (empresa) envolve os pais (chefes) de tal forma que passa a ser total responsabilidade deles que aquela lição/trabalho seja executada. Por isso a escola (empresa) precisa prestar atenção ao envolver os pais na lição de casa. É preciso levar em conta que muitos deles não têm tempo para uma participação mais direta. Ou que podem ter falhas na educação que os impeçam de fazer o papel de mentores.

 ÉPOCA – Existe uma lista de boas práticas para os pais que acompanham a lição de casa dos filhos?
Cooper – O principal é ter em mente que, a menos que venha um pedido específico da escola, o papel da família na lição de casa é monitorar a criança e dar condições para que ela faça o que é preciso ser feito em um lugar e um horário adequados. Ajude na pesquisa fornecendo um livro, tire uma dúvida. E sirva de exemplo. Se seu filho estiver fazendo a lição, desligue a TV.

 ÉPOCA – O que mais atrapalha?
Cooper – Fazer a lição pelo filho. Sabemos que os melhores alunos fazem a lição de casa sozinhos. O dever é uma excelente oportunidade para o aluno desenvolver habilidades de aprendizado. O envolvimento dos pais em excesso pode atrapalhar.
 ÉPOCA – O que mudou na relação escola-família nos últimos anos?
Cooper – Em relação à eficiência do envolvimento dos pais, pouca coisa. A maior novidade nessa relação talvez seja a introdução da internet. Cada vez mais escolas usam e-mails e websites como canal de comunicação com os pais para deixá-los atualizados sobre a vida escolar dos filhos.

 ÉPOCA – Isso é bom ou ruim?
Cooper – O lado bom é que com a internet a comunicação ficou mais rápida e fácil. Na maioria das vezes, a web consegue aproximar a família da escola. O ruim é que ainda não conseguimos garantir acesso à web para todos, e alguns pais acabam excluídos.

As 4 regras de um bom dever de casa

1. O dever é da criança, não dos pais 
Ela deve ser capaz de fazê-lo sozinha. Isso não quer dizer que ela deva se sentir sozinha. Orientações – sem exagero – são bem-vindas


2. Os pais devem acompanhar 
Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe podem ler um livro no mesmo momento que o filho lê. Se for o mesmo livro, e daí surgirem discussões, melhor. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar para fazer as contas da casa


3. É para se esforçar, não para arrancar os cabelos 
Se a criança está esgotada, é melhor parar e retomar o exercício em outra hora, de cabeça fresca. Senão, pode ficar com raiva da tarefa, da escola, dos pais... e criar resistência à disciplina


4. A rotina ajuda 
Para acabar com o problema de sempre deixar o dever para a última hora, é bom estabelecer um horário regular para o dever. Ter um cantinho para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno


Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG(91)8164-1073  (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

*Se você precisar de informações sobre imóveis:1- Negociação e Venda de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.

*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário