sábado, 30 de junho de 2012

PARAGUAI: SERÁ QUE ESSA PRESSÃO CONTRA O NOVO GOVERNO NÃO TEM A VER COM O “NÃO” DO SENADO PARAGUAIO À DITADURA DE CHÁVEZ NO MERCOSUL?

PARAGUAI: SERÁ QUE ESSA PRESSÃO CONTRA O NOVO GOVERNO NÃO TEM A VER COM O “NÃO” DO SENADO PARAGUAIO À DITADURA DE CHÁVEZ NO MERCOSUL?
28/06/2012 às 14:28 \ Política & Cia
O Senado paraguaio em sessão: "não" ao ingresso da Venezuela no Mercosul enquanto perdurar o governo ditatorial de Chávez (Foto: expomercosur.com)

Amigos do blogo, está sendo hoje, em Mendoza, na Argentina, a discussão dos países-membros do Mercosul sobre as eventuais sanções a serem adotadas contra o governo do novo presidente Frederico Franco, o vice que assumiu no Paraguai depois que o Congresso decretou o impeachment do presidente Fernando Lugo.
É interessante notar que, enquanto o descabelado governo de Cristina Kirchner na Argentina fala, nas entrelinhas, até em expulsão do Paraguai do Mercosul, e a diplomacia brasileira, acarneirada, em vez de tomar sua decisão com vistas aos reais interesses do país e assumir seu papel de país mais importante da América Latina, aguarda o que dirão os sócios — e também na Unasul — para pronunciar seu veredito, um homem de bem, com passado esquerdista a ponto de ter assaltado bancos, como o presidente do Uruguai, José Mujica, se manifesta contra sanções.
Mais interessante ainda foram os esfregões de mão percebidos em Brasília — não da presidente Dilma, ressalve-se — diante do “agora, vai” em relação à admissão da Venezuela de Hugo Chávez no Mercosul.
Isso porque o mesmo Senado do Paraguai que afastou o “bolivariano” Lugo continua, firme, como faz há quase três anos, se recusando a aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul.
Lembremo-nos: os acordos do Mercosul prevêem a chamada “cláusula democrática” — mérito, diga-se de passagem, dos ex-presidente José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina: países sem instituições democráticas não podem integrar o órgão. Prevêem, ainda, que a adesão de qualquer país deve ser aprovada pelos Congressos dos países-membros.

O embaixador alemão Claude Robert Ellner cumprimenta o novo presidente, Frederico Franco, no palácio do governo (Foto: Rodrigo Lopes / Agência RBS)

No caso — vergonhoso — do Brasil, confirmando decisão da Câmara dos Deputados, o Senado aprovou a adesão da Venezuela em dezembro de 2009, apesar da notória feição autoritária do regime de Chávez, que sufoca a imprensa livre, intefere no Judiciário, persegue opositores, confisca propriedades de grupos econômicos não afins com o regime, moldou uma Constituição, um legislativo e um Judiciário à sua maneira e, em grande parte, vem governando por decreto.
Sem contar que perdeu as eleições para o Parlamento mas, graças a uma lei esperta e pré-fabricada pela Assembleia antiga, onde contava com maioria de dois terços, tem mais deputados do que a oposição.
O único consolo para a triste decisão do Senado brasileiro foi a votação algo apertada (35 votos a 27). A Argentina e o Uruguai já tinham aprovado então a entrada do que seria o quinto integrante do bloco.
Neste caso, agora, do novo governo paraguaio, não por acaso a voz que se ergue mais alto pedindo punição ao Paraguai é a de Chávez.
Enquanto isso, o novo governo já foi reconhecido pelos Estados Unidos — sim, sei que muitos dirão que o “imperialismo americano”, fonte de todo o mal no mundo, está feliz com o afastamento do esquerdista Lugo –, mas também pela sóbria e sensata Alemanha, detrás da qual certamente virá a Europa inteira, e, vejam só, até pelo Vaticano.

Cubramo-nos de vergonha: falou-se tanto em golpe, golpe, golpe no Paraguai, e quem acabou dando um golpe fomos nós
29/06/2012
 às 19:35 \ 
Política & Cia A reunião do Mercosul em Mendoza, Argentina: a "suspensão" do Paraguai foi uma óbvia malandragem para permitir ao governo ditadorial de Hugo Chávez, da Venezuela, ingressar no bloco (Foto: Reuters)


O Senado do Paraguai — imaginemos, do Paraguai, antes motivo de piada quando se falava de democracia — vinha resistindo bravamente, há seis anos, às pressões para aprovar o ingresso da Venezuela do tirano bufão Hugo Chávez no Mercosul, bloco integrado pelo próprio Paraguai e por Brasil, Argentina e Uruguai.
O Senado paraguaio, diferentemente da maneira covarde com que se houve o Congresso brasileiro, se apegou à chamada “cláusula democrática” do Mercosul, segundo o qual só podem integrar o organismo países plenamente democráticos, com eleições livres, liberdade de imprensa, liberdade de opinião, liberdade sindical, Justiça livre e independente e respeito às minorias, entre outras exigências.
Essa cláusula, justiça se faça, foi inserida nos tratados de formação do Mercosul pelos então presidente José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina. Com Sarney, naquele momento, a diplomacia brasileira viveu um bom momento.
Agora, estamos vivendo um péssimo e vergonhoso momento: o Brasil participou, alegremente, da manobra que “suspendeu” o Paraguai do Mercosul até as eleições presidenciais já previstas no país para abril do próximo ano. Então, com o Paraguai “suspenso” até abril, seu Senado não pode vetar nada agora em relação ao Mercosul.
Um presentão para a camarilha “bolivariana” que pressionava para que o governo ditatorial de Chávez ingressasse no mercado comum do Sul do continente: o negócio foi fechado hoje mesmo, na mesma reunião de Mendoza, na Argentina, convocada para examinar a situação no Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo.
Um golpe na democracia e na credibilidade do Mercosul
Ou seja, a “suspensão” do Paraguai constituiu uma evidente manobra calhorda para driblar o obstáculo às pretensões de Chávez, que o Senado paraguaio impedia.
O governo tresloucado e autoritário de Cristina Kirchner na Argentina foi quem primeiro vociferou que ocorrera um “golpe” no Paraguai com o impeachment de Lugo pelo Congresso. Vários outros governos sul-americanos bateram na mesma tecla — inclusive, apesar de permanecer em cima do muro e por meias palavras, o do Brasil.
Falou-se tanto em golpe, golpe, golpe – e quem assesta um golpe na democracia, agora, são justamente os que acusavam o Paraguai disso. Um golpe na democracia que mina a credibilidade que ainda poderia restar ao Mercosul.
Como publica hoje o site de VEJA, “com alta dose de hipocrisia, os governantes do grupo, que em nenhum momento mencionaram as artimanhas de Chávez para se manter no poder, afirmaram que a suspensão do Paraguai ocorreu devido ao ‘rompimento do processo democrático’ no país – como tem sido definido por países sul-americanos o impeachment sofrido pelo presidente Fernando Lugo, ocorrido estritamente dentro das regras da Constituição paraguaia.”
“[A presidente] Dilma Rousseff, por exemplo, defendeu da seguinte forma a suspensão paraguaia: ‘Nossa posição mostra a sobriedade desta região. Há 140 anos vivemos sem guerras, conflitos étnicos ou perseguições religiosas no Mercosul. Fizemos todos os nossos organismos baseados no compromisso fundamental com a democracia, e o protocolo de Ushuaia evidencia isso’. O protocolo de Ushuaia determina que os países-membros do bloco possuam governos democráticos” (justamente o que impedia o ingresso no Mercosul do truculento regime de Chávez).
Não foi por falta de prever, como publiquei em post anterior.
Cubramo-nos de vergonha. Mais um vexame da diplomacia brasileira que, no governo Dilma, vinha se comportando melhor do que durante os oito anos do lulalato.
Não mais.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce



            (91)8164-1073      
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário