sexta-feira, 13 de julho de 2012



Censura boliviana tenta reprimir imprensa brasileira

Em vez de investigar denúncias, Evo Morales ameaça a liberdade de expressão

Adrián Oliva, deputado da Convergência Nacional, mostra cópias das páginas de VEJA
Adrián Oliva, deputado da Convergência Nacional, mostra cópias das páginas de VEJA (Agencia de Noticias Fides (ANF))
Não satisfeitos em reprimir a imprensa em seu próprio território, os governos bolivarianos começam a mostrar suas garras contra a liberdade de expressão até em países vizinhos. Nesta semana, após a publicação da matéria A República da Cocaína em VEJA, a Bolívia ameaçou processar a revista por revelar documentos que vinculam autoridades bolivianas com um narcotraficante brasileiro. Sobre mandar investigar as denúncias, nada foi dito. 


A reportagem de VEJA, escrita pelo editor Duda Teixeira, é baseada em relatórios produzidos por uma unidade de inteligência da polícia boliviana que revelam uma conexão direta entre o homem de confiança de Evo Morales, o ministro da Presidência Juan Ramón Quintana, e um traficante que atualmente cumpre pena na penitenciária de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná: Maximiliano Dorado Munhoz Filho. 

Os documentos vazaram para a imprensa boliviana e americana por um político do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Morales. Segundo eles, Quintana, quando era diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças, em 2010, esteve com Jessica Jordan, famosa no país por ter sido eleita miss Bolívia quatro anos antes, na casa de Dorado Munhoz, depois extraditado. 

Repercussão - Na terça-feira dia 10, em entrevista à imprensa de seu país, o senador boliviano Bernard Gutiérrez confirmou as informações contidas na reportagem de VEJA. Gutiérrez declarou à rádio boliviana Pio XII que ele e seu colega Roger Pinto já tinham entregado “pessoalmente” ao presidente Morales, em 2011, alguns documentos recebidos pela sua bancada que vinculam dois altos funcionários do governo ao narcotráfico e que confirmam os dados publicados por VEJA. “Morales tem essa informação e não fez absolutamente nada com elas”, disse Gutiérrez. Deputados indígenas também pediram explicações ao vice Álvaro García Linera sobre a reportagem. Para eles, se Quitana tem alguma dignidade, deve renunciar e se submeter aos tribunais da Bolívia e do Brasil. 

Mostrando cópias das páginas da reportagem de VEJA, o deputado da Convergência Nacional Adrian Oliva também afirmou em uma coletiva de imprensa que esta é a chance de Morales esclarecer os vínculos do seu governo com o tráfico de drogas e recomendou a formação de uma comissão internacional para investigar as denúncias. O mesmo deputado lembrou na sexta-feira passada que Roger Pinto tinha dado uma entrevista ao canal boliviano Red Uno sobre a estranha relação entre Quintana e Dorado Munhoz. 

O jornal El Dia, de Santa Cruz, confirmou em sua edição de terça-feira, com base em informações da FELCN (Força Especial de Luta contra o Narcotráfico, da polícia boliviana), que o endereço citado na reportagem de VEJA era mesmo o da casa de Dorado Munhoz.

Ameaças - Na segunda-feira, o ministro Quintana afirmou em entrevista coletiva que “vai recorrer às instâncias judiciais no Brasil por meio de nossa embaixada” e “pedir a VEJA que prove que as autoridades bolivianas estão envolvidas com o narcotráfico”. Ele nega conhecer Dorado Munhoz ou ter se encontrado com o traficante. "Temos que pedir evidências tangíveis, provas claras", disse. O relatório da unidade de inteligência da polícia boliviana afirma o seguinte: 

“Na data 18-11-2010, às 14h, a pé, verifica-se o ingresso de duas pessoas do governo, o senhor Juan Ramón de la Quintana e a senhorita Jessica Jordan no domicílio, os quais entram no mesmo sem portar nenhum objeto nem pacote nas mãos, permanecendo no domicílio por aproximadamente vinte minutos, saindo do domicílio ao final desse tempo, portando cada um duas maletas tipo ‘executivo’, saindo em direção ao terceiro anel interno, entre Beni e Alemanha, sem que os seguíssemos dada a falta de pessoal e sendo a prioridade o controle do domicílio de Maximiliano Dorado.”

No mesmo relatório, o agente boliviano, ao comentar sobre os procedimentos para prender Dorado Munhoz, mostra-se preocupado com a possibilidade de que a influência do traficante junto a membros do poder Judiciário e do governo atrapalhe a operação. Por isso, os policiais decidiram informar apenas as coordenadas geográficas da casa de “Max” ao juiz que daria o mandado de prisão:

“Na data 28-12-2010, tramita-se a ordem de apreensão para o domicílio de Maximiliano Dorado, sem fazer conhecer o endereço do mesmo, somente colocando as coordenadas por satélites, já que se sabe que este cidadão tem muitos contatos no Poder Judicial, Ministério Público, pessoas do governo, além de membros da FELCN, os quais poderiam adverti-lo se alguém estiver por entrar em seu domicílio.”

Diplomacia de emergência - Nesta quarta-feira, o governo da Bolívia nomeou como novo embaixador no Brasil o socialista Jerjes Justiniano, com a missão expressa de reduzir o impacto que a reportagem de VEJA causou no governo boliviano. Em entrevista coletiva em La Paz, Justiniano afirmou que pedirá uma “retratação” a VEJA, acrescentando que, caso contrário, processará a revista. “É uma responsabilidade que tenho que assumir imediatamente, porque estão envolvidos funcionários do estado”, declarou.

Segundo Justiniano, é “absolutamente secundário” o caso do senador opositor Roger Pinto, refugiado há mais de 40 dias na embaixada brasileira em La Paz. O senador não pode sair da Bolívia porque o governo Morales não lhe concede um salvo-conduto solicitado por Brasília. Pinto, a quem o governo brasileiro concedeu asilo no início de junho, é alvo de perseguição política por Morales, como muitos outros opositores que estão detidos ou se refugiaram no exterior.


Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"

Já não bastava a Veja ser perseguida no Brasil, por analfabetos, agora qualquer porcaria tenta nos calar. A Veja devia aproveitar e mostrar o horror de processos que recebe assim como todas as ameaças de processos aí sim todos ficariam sabendo como funciona de fato as coisas.




Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce



(91)8164-1073      
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário