sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GANHAMOS!!!
JUSTIÇA - AINDA PODEMOS TER ALGUMA.






Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Aqui meu facebook 

Esta magnífica foto da estátua da Justiça que está defronte do edifício do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, emoldurada por um arco-íris, é de autoria de Felipe Sampaio, fotógrafo do STF.


Trecho do Sermão do Bom Ladrão, de autoria do Pe. Antônio Viera, cognominado o "Imperador da Língua Portuguesa" pelo poeta Fernando Pessoa (trecho esse, citado no voto de hoje do Presidente do STF, ao condenar os primeiros mensaleiros):

Padre Antonio Vieira: A nossa alma rende-se muito mais pelos olhos do que pelos ouvidos.
Padre Antônio Viera

“Não são só ladrões — diz o Santo — os que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhe colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os pobres. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas (juízes) e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões e começou a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos.” Ditosa Grécia que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e, no mesmo dia, ser levado em triunfo um cônsul ou ditador por ter roubado uma província.”

É nesse texto que Vieira diz que “o roubar pouco faz os piratas”, e o “roubar muito, os Alexandres”.




Diógenes de Sínope


 Diógenes andava com a sua lanterna à procura de sábios e justos e que, segundo ele, nunca os encontravam.

Diógenes de Sínope (em grego antigo: Διογένης ὁ Σινωπεύς; Sínope, 404 ou 412 a.C.[1] – Corinto, c. 323 a.C.[2]), também conhecido como Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga. Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas (chreia), especialmente as reunidas por Diógenes Laércio em sua obra Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes.

Diógenes de Sínope foi exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas, onde teria se tornado um discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates. Tornou-se um mendigo que habitava as ruas de Atenas, fazendo da pobreza extrema uma virtude; diz-se que teria vivido num grande barril, no lugar de uma casa, e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto. Eventualmente se estabeleceu em Corinto, onde continuou a buscar o ideal cínico da autossuficiência: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Por acreditar que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria, sua vida consistiu duma campanha incansável para desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.

Segundo a tradição, Diógenes vivia a perambular pelas ruas na mais completa miséria até que um dia foi aprisionado por piratas para, posteriormente, ser vendido como escravo. Um homem com boa educação chamado Xeníades o comprou. Logo ele pôde constatar a inteligência de seu novo escravo e lhe confiou tanto a gerência de seus bens quanto a educação de seus filhos.
Diógenes levou ao extremo os preceitos cínicos de seu mestre Antístenes. Foi o exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante os valores da sociedade da qual fazia parte. Desprezava a opinião pública e parece ter vivido em uma pipa ou barril. Reza a lenda que seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela (que simbolizavam o desapego e autossuficiência perante o mundo), sendo ele conhecido também, talvez pejorativamente como kinos, o cão, pela forma como vivia.

A felicidade - entendida como autodomínio e liberdade - era a verdadeira realização de uma vida. Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria pois isto impedia a autossuficiência. A virtude - como em Aristóteles - deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude.

Diógenes é tido como um dos primeiros homens (antecedido por Sócrates com a sua célebre frase "Não sou nem ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo.") a afirmar, "Sou uma criatura do mundo (cosmos), e não de um estado ou uma cidade (polis) particular", manifestando assim um cosmopolitismo relativamente raro em seu tempo.
Diógenes parece ter escrito tragédias ilustrativas da condição humana e também uma República que teria influenciado Zenão de Cítio, fundador do estoicismo. De fato, a influência cínica sobre o estoicismo é bastante saliente.

Provavelmente, Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos. São inúmeras as histórias que se contavam sobre ele já na Antiguidade.
É famosa, por exemplo, a história de que ele saía em plena luz do dia com uma lanterna acesa procurando por homens verdadeiros (ou seja, homens auto-suficientes e virtuosos).
Igualmente famosa é sua história com Alexandre, o Grande, que, ao encontrá-lo, ter-lhe-ia perguntado o que poderia fazer por ele. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para a Alexandre, disse: "Não me tires o que não me podes dar!" (variante: "deixe-me ao meu sol"). Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, disse: "Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes."

Outra história famosa é a de que, tendo sido repreendido por estar se masturbando em público, simplesmente exclamou: "Oh! Mas que pena que não se possa viver apenas esfregando a barriga!"
Outra história ainda é a de que um dia Diógenes foi visto pedindo esmola a uma estátua. Quando lhe perguntaram o motivo de tal conduta ele respondeu "por dois motivos: primeiro é que ela é cega e não me vê, e segundo é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e nem depender de alguém."

Precedente do anarquismo

Nas reflexões desenvolvidas pelo filósofos cínicos pode-se reconhecer importantes princípios do anarquismo ainda na Grécia Antiga. Segundo o historiador inglês Donald R. Dudley, em particular no pensamento de Diógenes podem ser identificados muitos elementos presentes no movimento anarquista da contemporaneidade.
Em seu artigo "Aristóteles e o Anarquismo" (Aristotle and Anarchism) o filósofo estadunidense David Keyt afirma que as sementes do anarquismo filosófico podem ser mais facilmente encontradas nas ideias de Diógenes de Sínope do que nas de Sócrates. Este mesmo autor confere também a Diógenes a defesa do gérmen do proto-internacionalismo na Antiguidade, uma vez que o próprio Diógenes, refutando todas as identidades vinculadas as cidades estados e povos antigos, e negando assim a imprescindibilidade da pólis (apolis), se definia como cidadão do cosmos (kosmopolitê).

O peso do pensamento ácrata de Diógenes na filosofia da Antiguidade faz este autor considerar a hipótese de Aristóteles estar em parte reagindo e se contrapondo às ideias de Diógenes quando faz sua defesa da pólis.
Em relação a temática do casamento Diógenes refuta o modelo familiar grego afirmando que as esposas deveriam ser mantidas em comum, não reconhecendo nenhuma legitimidade em qualquer união baseada na coerção, mas somente nas relações que se baseiem na persuasão entre pares.

Keyt apresenta ainda a perspectiva de Diógenes em relação à escravidão. Sua crítica à escravidão estaria focada no caráter de voluntarismo da parte dominada em relação à dominante: escravos sentem necessidade de mestres..[8] Em relação a este tema a posição de Diógenes se aproxima das reflexões apresentadas por Étienne de La Boétie sobre a servidão voluntária. Além de ser outro importante precedente do anarquismo no final do medievo, La Boétie fora a seu tempo tradutor de diversos escritos relacionados aos cínicos, adotando também a metodologia cínica baseada na inventividade, no uso da ironia, em jogos de palavras e paradoxos.

"Na casa de um rico não há lugar para se cuspir, a não ser em sua cara."
— Diógenes de Sínope


FRASES DE PADRE ANTONIO VIEIRA


"A nossa alma rende-se muito mais pelos olhos do que pelos ouvidos."
Padre Antonio Vieira
.
" Todos os bens ou sejam da natureza, ou da graça, são bene­fícios de Deus; e a ninguém concedeu Deus esses benefícios sem a pensão de ter inimigos. Mofino e miserável aquele que os não teve. Ter inimigos parece um género de desgraça; mas não os ter é indício certo de outra maior. "
Padre Antonio Vieira
.
"Quem entra a introduzir uma lei nova não pode tirar de repente os abusos da velha. "
Padre Antonio Vieira
.
" O mundo é uma praça universal, franqueada por Deus a todos para negociarem o céu. "
Padre Antonio Vieira

.
" Posto que há já tantos séculos morreu aquela Eva, vive con­tudo em toda mulher a sentença com que Deus a condenou em todo o mesmo sexo, e assim viverá para sempre, e será imortal nele, isto é, em ti, o castigo da mesma culpa. Tu és porta, por onde entra o diabo ao homem. "
Padre Antonio Vieira

.
" Saber morrer é a maior façanha. "
Padre Antonio Vieira

.
"A palavra mais dura de pronunciar, e que, para sair da boca uma vez, se engole e afoga muitas, é... peço. "
Padre Antonio Vieira

.
"As paixões do coração humano, como as divide e numera Aristóteles, são onze; mas todas elas se reduzem a duas capitais, amor e ódio. E estes dois afetos cegos são os dois pólos em que se revolve o mundo, por isso tão mal governado. "
Padre Antonio Vieira

.
"Cuida o ilustre desvanecido que é de ouro; e todo esse resplen­dor em caindo há de ser pó, e pó de terra. Cuida o rico inchado que é de prata; e toda essa riqueza em caindo há de ser pó, e pó de terra. Cuida o robusto que é de bronze; cuida o valente que é de ferro, um confiado, outro arrogante, e toda essa fortaleza e toda essa valentia, em caindo, há de ser pó, e pó de terra. "
Padre Antonio Vieira

.
"Deixar é grandeza, pedir é sujeição; deixar é desprezar, pedir e fazer-se desprezado; deixar é abrir as mãos próprias, pedir é beijar as alheias; deixar é comprar-se, porque quem deixa livra-se. Pedir é vender-se, porque quem pede cativa-se. Deixar, finalmente, é ação de quem tem; pedir é ação de quem não tem. E tanto vai de pedir a deixar, quanto vai de não ter a ter. "
Padre Antonio Vieira

.
"Lograr proeminência e não ser soberbo é comedimento tão raro que nem o primeiro anjo o teve no céu, nem o primeiro homem no paraíso. "
Padre Antonio Vieira

.
"A restituição do respeito é muito mais dificultosa que a do dinheiro. "
Padre Antonio Vieira

.
"O melhor retrato de cada um é aquilo que escreve. "
Padre Antonio Vieira

.
"Os descobridores da índia começaram pelo cabo do Não e acabaram pelo cabo da Boa Esperança; os pretendentes começam pelo cabo da Boa Esperança e acabam pelo cabo do Não. "
Padre Antonio Vieira
.
"Para um homem se conservar na graça dos príncipes, há de andar às avessas. "
Padre Antonio Vieira


"Por mais que confeiteis um ~iãe, sempre amarga; por mais que o enfeites, sempre é feio; por mais que o doireis, sempre é de ferro. Em nenhuma solfa o podeis pôr, que não seja malsoante, áspero e duro. "
Padre Antonio Vieira

.
"Quem são os ricos neste mundo? Os que têm muito? Não; porque quem tem muito, deseja mais, e quem deseja mais, falta-lhe o que deseja, e essa falta o faz pobre. "
Padre Antonio Vieira

.
" Ao homem fê-lo Deus para mandar, aos brutos para servir. E se os brutos se rebelaram contra Adão, e não quiseram servir ao homem sendo tão inferiores, triste e miserável condição é haver um homem de servir a outro, sendo todos iguais. "
Padre Antonio Vieira

.
" Mais se panha no paço às barretadas, que na campanha às lançadas. "
Padre Antonio Vieira

.
" Não dizer o homem o segredo que sabe é guardar segredo às coisas; mas não dizer que sabe o segredo é guardar segredo ao segredo, e isto é muito maior. "
Padre Antonio Vieira

.
" Os pobres dão pelo pão o trabalho; os ricos dão pelo pão a fa­zenda; os de espíritos generosos dão pelo pão a vida; os de espíritos baixos dão pelo pão a honra; os de nenhum espírito dão pelo pão a alma; e nenhum homem há que não dê pelo pão, e ao pão, todo o seu cuidado. "
Padre Antonio Vieira

.
" Os sábios em qualquer faculdade, mais sabem ouvindo que discorrendo, e mais acompanhados que sós. "
Padre Antonio Vieira

.
"O sono é imagem da morte, os sonhos são imagem da vida. Cada um sonha como vive. Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação, a portas fechadas e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores da sua ação, dos seus propósitos e dos seus desejos. "
Padre Antonio Vieira

.
"A vida e o tempo nunca param; e, ou indo, ou estando, ou caminhando, ou parados, todos sempre e com igual velocidade pas­samos. "
Padre Antonio Vieira
.
"É a guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do san­gue, das vidas, e quanto mais co­me e consome, tanto menos se farta."
Padre Antonio Vieira
.
"A virtude é como o segredo: oculto, conserva-se; manifesto, perde-se. "
Padre Antonio Vieira

"Não há espora, para a ousadia nem freio para o temor, como a memória do próprio nascimento, se é de generosas raízes. "
Padre Antonio Vieira
.
"A vida é uma lâmpada, acesa; vidro e fogo. Vidro, que com um sopro se faz; fogo, que com um sopro se apaga."
Padre Antonio Vieira

.
"Lograr preeminência e não ser soberbo é comedimento tão raro, que nem o primeiro anjo o teve no céu, nem o primeiro homem no paraíso."
Padre Antonio Vieira

.
"É prognóstico certo, confirmado pela experiência, que virão a não ter que comer os que frequen­tarem o diabólico invento do jo­go."
Padre Antonio Vieira

.
Padre Antonio Vieira
.



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 (tim)
55 (91)88162-1923 (oi)
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Perfil no Facebook:  (POR FAVOR ME ADICIONE)
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com

Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário