sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CARAMURU É O BRASIL? Que país é esse?

Caramuru e Paraguaçu, Viana do Castelo (Portugal).
.

Resumo: Em 1º de janeiro de 1500 anuncia-se um admirável mundo novo. Graças a avanços técnicos na elaboração de mapas e na arte náutica, distâncias poderão ser vencidas, obstáculos superados e personagens separados por um oceano de 7.000 km poderão se encontrar e trocar experiências.

.


                                         Poucos ou nenhum país tem certidão de nascimento. 
                                         Nós temos a Carta de Pero Vaz de Caminha.
.
A invenção de um país chamado Brasil começa em Portugal, onde o talentoso pintor Diogo Álvares cultiva a arte de embelezar a realidade, o que lhe cria alguns problemas, como, por exemplo, com o comandante Vasco de Athayde.

Em conseqüência, o jovem sonhador envolve-se em uma confusão a respeito dos mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas acaba joguete da sedutora Isabelle, francesa que freqüenta a corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde.
.
Ficheiro:Anônimo - Episódios da vida de Diogo Álvares Correia, o Caramuru (II).JPG
Chegada de Diogo Álvares à Bahia (pintura de anonimo no Mosteiro de São Bento, Salvador, Bahia (Brasil).
.
Na viagem, Diogo conhece Heitor, um degradado cult, quase um precursor dos mochileiros de hoje em dia. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e a bela índia Paraguaçu que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical.





Bom, aqui nós já vemos que somos fruto de pessoas fora-da-lei e de uma expedição que deu na pedra - uma experiencia naufragada portanto não tem por que não sermos esse país que bandidos convocam o povo para fazer manifestação a favor da corrupção - mensalão - e onde bandidos saem na rua atirando na população desarmada e na polícia e tocando o terror e todos acham normal. Onde se tem um "bomba de Hiroshima" a cada três anos, só de balas perdidas, e o mais absurdo é que elegemos um analfabeto para ensinar para o mundo como o mundo deve agir e deixando como maior legado de governo a confiança em qualquer bandido desqualificado que todos podem nos roubar a vontade - BRASIL UM PAÍS DE TOD(L)OS.
.
Ficheiro:Caramuru capa.jpg
"Caramuru. Poema Épico do Descobrimento da Bahia". Fac-simile da capa da primeira edição, 1781.
.
O romance entre o descobridor e a nativa logo ganha um novo e vigoroso ingrediente: Moema, a irmã caçula de Paraguaçu. O primeiro triângulo amoroso da história do Brasil vive em perfeita paz, sob os olhares do pai das moças, o cacique Itaparica, chefe dos índios tupinambás, que revela várias características do folclórico perfil do brasileiro: o cacique é preguiçoso, malandro e, principalmente, muito engraçado. Mas o paraíso tem o seu preço e logo Diogo descobre que está prestes a virar refeição de toda a tribo. Numa tentativa de fuga, é perseguido pelos tupinambás e, no instante em que se vê completamente acuado, dá um tiro acidental. É o suficiente para conquistar o respeito da tribo e ganhar o apelido de Caramuru, o Filho do Trovão.

. Ficheiro:Vitor meirelles - moema02.jpg
Moema (Victor Meirelles1866MASP).

A harmonia do novo mundo é interrompida com a chegada de colonizadores/exploradores. Diogo volta para Portugal para ser "condecorado" rei. Apaixonadas, Paraguaçu e Moema mergulham no mar atrás da caravela, mas só Paraguaçu chega à embarcação. Em Portugal, a índia será confrontada com grandes desafios de ajuste cultural, mas Diogo decide viver no Brasil, onde o casal continuaria a história de amor.

Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.

E Portugal? Aqui está ele clique aqui você não pode deixar de ler/ver.




Um pouco mais sobre o filme cliquem aqui

Elenco

* Selton Mello .... Diogo Álvares Correia, o Caramuru
* Camila Pitanga .... Paraguaçu
* Deborah Secco .... Moema
* Tonico Pereira .... Itaparica
* Débora Bloch .... Isabelle
* Luís Mello .... Dom Vasco de Athayde
* Pedro Paulo Rangel .... Dom Jayme
* Diogo Vilela .... Heitor

Curiosidades:

Muitas brincadeiras com as palavras e uso de gírias modernas nos diálogos dificultam o entendimento para públicos em geral que não são brasileiros.

Aqui mais sobre Caramuru clique aqui

Caramuru: O cinema e a história na sala de aula.
- A banalização e a invenção do Brasil cliquem aqui

O GRITO
.
Aqui tem mais sobre a pintura cliquem aqui
.
O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.



Enquanto a independência do Brasil foi proclamada em 1822, Pedro Américo só foi terminar de pintar o quadro em 1888, em Florença, na Itália. A obra foi encomendada pela Família Real, que investia na construção do Museu do Ipiranga, hoje oficialmente chamado Museu Paulista, que fica em São Paulo (SP). A ideia era ressaltar a monarquia - que já estava cambaleando e caiu em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
.

.

O Pedro Américo era um pintor histórico, que foi autor de outras obras com o mesmo cunho, como Batalha do Avaí, que retrata um dos eventos da Guerra do Paraguai. Também nesse caso, ele não estava presente. Assim, o Grito do Ipiranga é um quadro simbólico como várias outras pinturas históricas espalhadas pelo mundo.


Nacionalismo por Arthur Schopenhauer filósofo alemão do século XIX: cliquem aqui

PARA PENSAR
.
palhaco_
.
.




Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)

Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário