quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Manual do vereador



Dia primeiro de outubro é o Dia do Vereador. Pelo menos aqui em Curitiba, a rejeição à classe é tanta que a efeméride passou em branco. Assim mesmo, com um dia de retardo, em homenagem aos edis de ontem, de hoje e do futuro, devemos perguntar: você já escolheu em quem votar para vereador?

Assim como para prefeito, apesar do que não dizem as pesquisas eleitoreiras, a grande maioria ainda não tem candidato. A opção pelo prefeito não é tão difícil, devido ao tempo que o candidato tem no rádio e televisão. Difícil será escolher um dos tantos candidatos a vereador. Para melhor decidir, o TRE deveria fornecer um “Manual de Instruções” ao eleitor com a frase de Mencken, para deixar bem claro como as coisas funcionam realmente no picadeiro político:

- A democracia é a arte e ciência de administrar o circo a partir da jaula de macacos.

Este manual teria como prefácio o escritor Deonísio da Silva nos ensinando que em sua origem a palavra “candidato” quer dizer cândido, alvo, limpo. “Na velha Roma, os candidatos se vestiam de branco para mostrar que eram honestos, sem mácula, sem sujeira. Os senadores tinham cabelos brancos. Todo candidato ao Senado era senex, velho. Prefeito é do latim “praefectus”, do verbo “praefacere”, fazer antes, planejar, cuidar, proteger. Designava a autoridade que cuidava das fortificações do município, do latim “municipium”, de “munuscapere”, exercer o direito, designando o lugar onde você desfruta de seus direitos”.

Já o vereador, explica Deonísio da Silva, “cuidava das veredas, das ruas e dos edifícios, por isso tornou-se sinônimo de edil, o magistrado romano que fazia a inspeção dos prédios públicos, sacros ou profanos, dos aquedutos, dos locais de banho e de divertimento etc.”. 

Quais seriam as virtudes de um vereador? Por hoje é só. Bateu a campainha e o professor Deonísio volta amanhã para completar o manual de instruções de como votar num vereador.

Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
55 (91)88162-1923
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)
Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário