quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MENSALÃO TUCANO: ESTE POST É DEDICADO ESPECIALMENTE AOS LEITORES QUE VIVEM COBRANDO QUE EU ABORDE O ASSUNTO

O ministro Joaquim Barbosa (seguido pela ministra Cármen Lúcia) chegando ao Supremo para mais uma sessão do mensalão: o outro caso também é com ele (Foto: José Cruz / Agência Brasil)


Amigas e amigos do blog, confesso que ando cansado de receber de leitores – muitos de boa fé, outros por pura provocação – cobranças enfáticas para que comente o chamado “mensalão tucano”, esquema de arrecadação irregular de dinheiro que segundo investigações oficiais teria surgido, com a participação do empresário Marcos Valério, na tentativa de reeleição do então governador de Minas Eduardo Azeredo, em 1998 (o eleito acabaria sendo o ex-presidente Itamar Franco).
Cobram que a imprensa cobre que o Supremo — onde está o caso desde o dia 13 de maio de 2010 — julgue o processo em que Azeredo é o principal, mas não o único, réu.
Não custa lembrar que o mensalão propriamente dito — o esquema de corrupção para comprar votos de parlamentares em apoio ao governo Lula — foi denunciado pelo procurador-geral da República em 2006, o Supremo aceitou receber a denúncia em 2007 e o julgamento somente começou, em agosto passado, SEIS ANOS após a denúncia e CINCO anos depois de recebida a denúncia.
O mensalão mineiro chegou há dois anos e quatro meses ao Supremo.
Obviamente não existe qualquer equivalência matemática em matéria de prazos entre diferentes processos: a complexidade, o número de réus, o número de crimes de que são acusados, sua qualificação pessoal e outros dados tornam cada processo único, e sua trajetória também é única.
Mesmo assim, convenhamos que, pela extensão do prazo de julgamento do mensalão petista, e pela importância dos envolvidos — sou daqueles que defende a tese de que o próprio Lula deveria ser também réu, para ser julgado (culpado ou inocento) ao lado de José Dirceu e outros integrantes do comando petista –, era EVIDENTE que a imprensa tinha o dever de cobrar que um dia o escândalo fosse finalmente julgado.
Mas vamos lá. Falemos do mensalão tucano.


Azeredo: sua expulsão do PSDB deveria ter ocorrido há anos (Foto:  Celso Junior / AE) Azeredo: sua expulsão do PSDB deveria ter ocorrido há anos (Foto: Celso Junior / AE)


Por que raios há leitores que imaginam que um colunista como eu não queira abordar o assunto?
Como todo brasileiro de bem, quero, SIM, que o mensalão mineiro seja julgado pelo Supremo, e que os que cometeram crimes — tucanos ou políticos e personalidades de qualquer plumagem — recebam as mais severas penas da lei. Se for cadeia, que seja cadeia. Vou celebrar!
Então aproveito para informar algumas coisas sobre o mensalão mineiro, já que pode haver leitores não cientes do estado do caso.
1. O processo chegou ao Supremo Tribunal Federal no dia 13 de maio de 2010.
2. No dia seguinte, 14 de maio, foi distribuído ao ministro Joaquim Barbosa — como se sabe à exaustão, o relator do mensalão propriamente dito — para que, também neste caso, exercesse a mesma função.
3. Desde então, o Supremo — muitas vezes criticado injustamente — vem trabalhando duro: entre cartas de ordem, ofícios, despachos, juntada de documentos, oitiva de testemunhas e um grande número de outras providências, foram praticados 227 atos diferentes no processo.
4. O último movimento no processo ocorreu no dia 17 de agosto passado.
5. Uma complicação no caso deve ocorrer em novembro próximo: o ministro Ayres Britto, presidente do Supremo, aposenta-se por atingir a idade-limite de 70 anos e seu sucessor, por ordem de antiguidade, será, justamente, o ministro-relator Joaquim Barbosa.
Regimento Interno do Supremo (artigo 13, inciso V, letra “c”) não prevê a hipótese de o presidente ser relator de uma ação penal como essa.
A designação de um novo relator e sua plena familiarização com o processo vão demandar tempo, talvez um longo tempo.
6. Os leitores que queiram conferir o andamento do processo (com muitas informações de difícil decodificação para quem não conhece seu teor) o link está aqui.
Já defendi a tese, que volto a expor, da maneira mais clara possível, de que o PSDB deveria já há muito tempo, há ANOS, mesmo antes de qualquer julgamento — e diante das evidências levantadas no processo –, haver EXPULSADO de seus quadros o atual deputado Eduardo Azeredo. Até para poder vergastar com mais autoridade o mensalão petista.
Sei, de viva voz, que altas personalidades do PSDB pensavam assim.
Por que não se agiu, não sei. O PSDB não costuma tomar qualquer medida drástica, mesmo quando elas são absolutamente necessárias — e este é um de seus inúmeros problemas.
Por essas e outras é que, nascido para ser “diferente” dos demais — de outra maneira, a mesma pretensão do PT –, acabou caindo no mesmo saco.

Um comentário:

  1. ATENÇÃO!!!
    A questão é que o Brasil AMA APAIXONADAMENTE BANDIDOS.
    Fiz recentemente um abaixo-assinado eletrônico, e hoje estamos assim:
    "Votos de Congratulações Pelo Desempenho do Supremo Tribunal Federal no Processo do Mensalão” e na mesma plataforma tem:
    "Justiça Para Gina" e "Justiça para Cadela Preta" para que elas não sejam "estupradas".
    .
    O Placar???? A cadela Gina está com 30.000 assinaturas, a cadela Preta está com 40.000. Total das duas cadelas = 70.000 assinaturas. E nós os estuprados e mortos junto com nossas famílias estamos com...........1.050 assinaturas. Sensacional! Temos 1.050 pessoas honestas que não admitem serem estupradas e mortas por ninguém, nem que estuprem seus filhos.
    .
    Se os amigos martelasse o tema, talvez daqui a uns 30 anos, as pessoas que defendem e fazem apologia abertamente ao crime até pela internet inteira, no Facebook (contrariando as próprias regras da rede social), poderiam sofrer processo criminal e civil.

    Sugiro que façamos algo concreto com relação a não permitir que pessoas envolvidas com o crime, isto é, bandidos, catequizem até nossas crianças, dentro das escolas, perpetuando perversamente, desta forma, que nossas crianças continuem amantes de bandidos perigosíssimos e nos mantendo um País de vira-latas com cara de puteiro chiqueiro.
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires
    Pelo amor de Deus divulguem:
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=mensalao

    ResponderExcluir