quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um Superpoder Tecnológico: Como Israel transforma limões em limonada

Shalom amigos,
Você sabia que há aproximada 5.000 iniciativas start-up de alta tecnologia todo ano em Israel? Já na Europa, somente 600-700 empresas de start-up são estabelecidas no mesmo passo. Além disso, a taxa de patentes concedidas em Israel é uma das maiores no mundo em relação ao tamanho da população.
Israel recebe muitas pesquisas e instalações de desenvolvimento de empresas internacionais de tecnologia nas áreas de equipamentos de comunicação, componentes, software, semicondutores, a comunicação via Internet e muito mais. Estas empresas incluem Intel, IBM, Google, Hewlett-Packard, a Philips, a Cisco Systems, a Oracle Corporation, SAP, Microsoft, Motorola, e muitos mais. Estes centros de P & D empregaram mais de 35.000 profissionais em 2010, tornando Israel um centro estratégico de desenvolvimento de tecnologia em todo o mundo.
Parque industrial tecnológico de Ra'anana'sp (Foto:  Johnathan Cohen)
Parque industrial tecnológico de Ra'anana'sp (Foto:  Johnathan Cohen)
Como aconteceu? Como é que um estado tão jovem e pequeno, cercado por vizinhos hostis, sem recursos naturais e continuamente absorvendo grandes ondas de imigração se tornar uma superpotência de alta tecnologia? Parece que de alguma forma, todas essas desvantagens físicas e políticas se transformaram em grandes vantagens tecnológicas e de negócios.
Serviço Militar
Vida em Israel pode ser tensa, em grande parte devido ao bairro perigoso em que está. Desde seu início, Israel teve que confiar em seu povo e soluções criativas para se defender. Serviço militar, desde o nascimento do Estado, até hoje, é obrigatório. Você pode pensar que iria atrasar o início do ensino superior e de trabalho, mas, na verdade, na maioria dos casos, cria uma grande vantagem. Muitos jovens talentosos são recrutados para servir em unidades de tecnologia de ponta, expostos em uma idade muito jovem para a experiência de trabalho sofisticado, que exige soluções criativas para situações da vida real. Muitos desses jovens depois utilizam esta experiência na sua vida civil e tornam-se empresários e colaboradores no ambiente de alta tecnologia.
Em segundo lugar, durante o serviço militar, os soldados têm que confiar no trabalho em equipe, pensamento criativo e encontrar soluções criativas sob pressão. Todos esses desafios ajudam a desenvolver qualidades que mais tarde pode ser inestimável em negócios, pesquisa e desenvolvimento. Outro benefício maravilhoso são as amizades ao longo da vida que se desenvolvem, que muitas vezes se transformam em oportunidades de networking profissional e parcerias.
Desafios Políticos e de Segurança
Vários eventos problemáticos transformaram milagrosamente em casos benéficos na história de Israel. Por exemplo, após o embargo de armas francês de 1967, Israel foi forçado a desenvolver uma indústria nacional militar, com foco na criação de tecnologia de ponta. Algumas dessas empresas militares começaram a procurar e desenvolver aplicações civis de tecnologia militar. Este plantou as sementes do corredor de alta tecnologia de Israel.
Mais tarde, durante a década de 1980, um projeto fracassado do Estado de Lavi se transformou em um sucesso imprevisto. O Lavi foi uma grandiosa tentativa de desenvolver um caça a jato israelense. O projeto contou com a experiência de Israel Aerospace Industries e apoio dos EUA. Ele atraiu as melhores mentes e os recursos empregados e os melhores engenheiros e tecnólogos . No entanto, o custo disparou além dos meios israelenses e o projeto foi abandonado em 1987. Isso significava que centenas de engenheiros com experiência na vanguarda da aerodinâmica, aviônica, informática e eletrônicos foram lançados no mercado comercial. Será que isso resultou em desemprego e uma crise econômica? Ao contrário, a morte do projeto tem sido descrito como um dos maiores aumentos de sempre para a indústria de alta tecnologia israelita. Ele redirecionou o foco da indústria da defesa para a criação de componentes, eletrônica, aviônicos e outros sistemas que estão instalados em plataformas de americanos ou de outros. Ele ampliou os civis indústrias de alta tecnologia em segurança, eletrônica, computadores, software e os setores florescentes da Internet.
Falta de Recursos Naturais e Mercado Domiciliar
É bem sabido que Israel tem poucos recursos naturais e um mercado local muito pequeno. Portanto, Israel sempre teve a confiar mais nas suas vantagens relativas no pensamento, na inovação, na educação e na exportação. Em relação ao tamanho de sua população, Israel tem mais engenheiros e vê mais artigos científicos publicados do que qualquer outro país do mundo (Israel tem 135 engenheiros por 10.000 pessoas, os EUA tem 85).
Baseando-se em exportação fornece um incentivo adicional para manter a excelência tecnológica, particularmente em determinados nichos de mercado, tais como rede de segurança (Check Point), testes e gerenciamento de desempenho corporativo soluções (Mercury Interactive Corporation), relações de gestão de clientes, faturamento e soluções de gerenciamento de pedidos (Amdocs ).
Foto: Johnathan Cohen
Foto: Johnathan Cohen
Imigração
Desde a criação do Estado de Israel em 1948, cerca de 3 milhões de pessoas judaicas de todo o mundo fizeram aliá (imigraram para Israel). Atualmente cerca de um quarto da população e um terço da força de trabalho é composta de estrangeiros residentes nascidos. Embora Israel tenha certamente enfrentado uma série de obstáculos em absorver imigrantes, ganhou muita experiência também. A grande onda de imigração da antiga União Soviética na década de 1990, desde um afluxo de cientistas e engenheiros qualificados, o que ajudou a taxa de combustível de Israel crescimento econômico em indústrias de alta tecnologia.
A última década viu grandes ondas de imigração de países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. A mão de ajuda de organizações como NefeshB'Nefesh e da Agência Judaica, que visam orientar e ajudar os novos imigrantes no seu processo de imigração, também levou a um aumento significativo nos níveis de trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de pesquisa e tecnologia.
Vamos transformar o nosso foco na atual Aliya (imigração judaica para Israel) em newsletters futuras.
לְהִתְרָאוֹת,
Lehitra’ot,
Até logo,
שִׁירָה כֹּהֵן-רֶגֶב
Shira Cohen-Regev
Professora de Hebraico na eTeacherHebraico
Palavras em Hebraico
יִתְרוֹן  
Transliteração: Yitron
Tradução: vantagem
יתרון חסרון
חִסָּרוֹן 
Transliteração: xisron
Tradução: desvantagem
תַּעֲשִׂיָּה 
Transliteração: ta’asiya
Tradução: indústria
תעשייה
חֶבְרַת הֶזְנֵקסְטַרְט אַפּ 
Transliteração: xevrat heznek, start up
Tradução: startup (alta-tecnologia)
סטארט אפ
מַעֲצָמָה 
Transliteração: ma’atsama
Tradução: superpoder, país poderoso (economia, militar)
Canção Hebraica

Como as músicas não são muitas vezes escritas sobre a indústria ou startups, foi um desafio para encontrar uma música para este tópico. A música seguinte é uma paródia escrita no final de 1950, mas continua a ser muito relevante. Ela foi escrita por Hayim Hefere originalmente cantada por Uri Zohar, um comediante ex-israelense que deixou o mundo do entretenimento para se tornar um rabino.
O clipe apresentado aqui é uma performance para cantar junto pelo Prof. AvishayBraverman, o antigo presidente da Universidade Ben-Gurion de Negev, e atualmente um membre do Knesset para o Partido do Trabalho.
Os diferentes papéis dos vários artistas desta música e da resiliência desta paródia dão-lhe outra perspectiva de como Israel se transforma limões em limonada.  
A Canção da Patente
Letra: Hayim Hefer
Música: Mel Keller
שִׁיר הַפָּטֶנְטִים 
מִלִּים: חַיִּים חֵפֶּר 
לַחַן: מֵל קֶלֶר
Não um estado longínquo
Não uma economia, não duvidoso
O país está se desenvolvendo
Em passos gigantes
É um negócio completo!
Chega de sentimentos!
A mente judaica
Inventa patentes!
Lo medina nidaxat
Lo meshek lo mefukpak
Ha’aretz mitpataxat
Betsa’adey anak.
Ze esek yesodi!
Maspik im sentimentim!
Harosh hayehudi
Mamtsi lanu patentim!
לֹא מְדִינָה נִדַּחַת 
לֹא מֶשֶׁק לֹא מְפֻקְפָּק 
הָאָרֶץ מִתְפַּתַּחַת 
בְּצַעֲדֵי עֲנָק
זֶה עֵסֶק יְסוֹדִי
מַסְפִּיק עִם סֶנְטִימֶנְטִים
הָרֹאשׁ הַיְּהוּדִי 
מַמְצִיא לָנוּ פָּטֶנְטִים!
Caça-palavras em hebraico

Veja se você consegue encontrar todas as palavras no caça-palavras abaixo:
Caça-Palavras
Nomes Hebraicos
אַדִּירAdir
Nome:Adir
Gênero:Menino
Significado:Grande, forte, poderoso.


עָמִיתAmit
Nome:Amit
Gênero:Menino, menina
Significado:Amigo; colega.
Contato da eTeacher
Aprenda Hebraico com professores de Israel!
Cadastro e informações sobre os nossos cursosInscrever-se!
Por telefone:
Ligação grátis dos EUA e Canadá: 1-800-316-3783
Brasil: +55 11 3958-3801
Outros países: 1-646-200-5822




Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 (tim)
55 (91)88162-1923 (oi)
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)
Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário