quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

LIVRO REVELA REJEIÇÃO DE VARGAS AOS JUDEUS

De 1933 a 1948, o governo brasileiro emitiu dezenas de circulares secretas com o objetivo de dificultar, ou até mesmo impedir, a entrada de judeus que fugiam do nazismo e do fascismo que dominavam a Europa. Livro recém lançado da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, confronta, com documentos o mito do "Brasil cordial" e analisa o contexto do chamado cidadão do mundo: o judeu que começou a ser perseguido na Europa, a partir de 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha.
Leia abaixo a íntegra da reportagem publicada pelo jornal "Jornal do Brasil" ou acesse o site
Entre 1933 e 1948, o governo brasileiro emitiu dezenas de circulares secretas com o objetivo de dificultar, ou até mesmo impedir, a entrada de judeus que fugiam do nazismo e do fascismo que dominavam a Europa. O mito do “Brasil cordial” pode ser confrontado agora com o lançamento de Cidadão do mundo – o Brasil diante do holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo – 1933-1948 (Editora Perspectiva, 476 páginas, R$ 75). A obra, da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, analisa o contexto do chamado cidadão do mundo: o judeu que começou a ser perseguido na Europa, a partir de 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha.
– À medida que os nazistas invadiram outros países, surgiram novos fluxos migratórios de judeus alemães, que se somaram às novas nacionalidades de judeus refugiados da guerra, como austríacos e poloneses – observa Maria Luiza.
Com a perda da identidade jurídica decorrente da perseguição nazista, os judeus fugiram de seu país de origem e começaram a buscar rotas de fuga – muitas delas incluindo o Brasil.
– Mas, aqui, eles encontraram receptividade apenas dentro da comunidade judaica – revela a historiadora. – A posição oficial do governo brasileiro era de descaso, ou até mesmo de omissão. As circulares secretas mostram que a orientação dada aos diplomatas brasileiros era de dificultar ou simplesmente negar a emissão de vistos para os refugiados judeus.
A historiadora explica que o fluxo migratório dos judeus era visto como uma ameaça à composição da “raça brasileira” e também à segurança nacional. O perigo morava no fato de o judeu ser associado ao comunismo, ao parasitismo e à ideia de raça inferior. Em seu livro, Maria Luiza demonstra que, de fato, muitos desses imigrantes tinham posturas políticas liberais e que, entre 1940 e 1945, fortaleceram no Brasil os movimentos antifascistas.
Heróis invisíveis
Segundo a historiadora, uma minoria de diplomatas se mostrou sensibilizada com a situação dos refugiados, e raros foram os que se ofereceram para ajudar. Entre os diplomatas brasileiros que assumiram uma postura humanitária, ela cita Luiz Martins de Souza Dantas, embaixador do Brasil na França de 1922 a 1944, e que concedeu cerca de 500 vistos, desobedecendo às imposições antissemitas do governo Vargas, expressas através das circulares secretas. Por suas ações salvacionistas, Souza Dantas é considerado pelo Instituto Yad Vashem, em Israel, como um dos personagens “Justos entre as Nações”. 
Outro exemplo é o diplomata Aracy Moebius de Carvalho, que ajudou a salvar centenas de refugiados judeus favorecendo a emissão de vistos pelo Consulado Geral do Brasil de Hamburgo, onde trabalhava ao lado do diplomata e escritor Guimarães Rosa, então cônsul-geral.
Pós-guerra
Mesmo no pós-guerra, a emissão de circulares secretas seguiu. Segundo a autora, em 1947, durante o período de criação da Organização das Nações Unidas (ONU), Oswaldo Aranha, ex-ministro das Relações Exteriores na Era Vargas, produziu um relatório, atendendo ao pedido do ministro Raul Fernandes, então chanceler do presidente Dutra. Neste documento, Aranha avalia alguns dos assuntos que seriam debatidos na primeira reunião da ONU: a discussão sobre genocídio, instigada pelas imagens da catástrofe sobre o Holocausto; o controle do uso de armas atômicas, pensando- se no que ocorrera em Hiroshima e Nagasaki, no Japão; e, por fim, a divisão do território palestino para a criação do Estado de Israel.
– No final do relatório, Oswaldo Oswaldo Aranha apontava que, se realmente fosse votada a partilha da Palestina, o Brasil poderia ficar tranquilo, pois os judeus teriam, a partir de então, um território próprio específico, e o país não precisaria mais se preocupar em recebê-los – acrescenta Maria Luiza.
Um ponto marcante do livro versa sobre o pedido do Comitê Internacional para Refugiados Políticos, para que dezenas de países ajudassem a salvar cerca de 10 mil crianças judias órfãs, retirando-as da França e da Hungria ocupadas. Segundo a professora, um conjunto de documentos pesquisados junto ao Itamaraty revela a morosidade e a insensibilidade do governo brasileiro em assumir qualquer tipo de responsabilidade sobre a situação que exigia rápidas ações humanitárias.
– O governo de Vargas impôs condições para aceitar 500 crianças – diz a autora. – Exigia, dentre outras coisas, que elas fossem educadas por pais católicos, anulando sua identidade judaica; não poderiam ter contato com a família de origem e não deveriam ter mais de 10 anos de idade.

OLGA BENÁRIO PRESTES (Aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Aqui meu facebook 

Essa merda de “ditadranda” só serviu para enriquecer bandidos.
A verdade é que foi uma ditadura de araque que sempre esteve ligada com o Mal e favoreceu os bandidos.


Como eles podem ter vencido se os bandidos sempre mandaram no país?

O neo comunismo é uma união entre juristas e comunistas voltados a inchar o estado com altos e abusivos impostos , mamarem nas tetas deste estado , endividarem a população com compras e concentrarem a atividade econômica nas mãos de poucos grupos que acabam tão dependentes do Estado , que funcionam como semi estatais !!!

E no campo militar , os neo comunistas sucateiam e difamam as forças militares e policiais , desarmam a população honesta e se unem a grupos criminosos e terroristas !!! . Estes assuntos são discutidos no grupo : Pela total democratização do poder judiciário e do acesso a ele .

A repressão totalitária em Cuba



SERÁ O NAZISMO DE EXTREMA-DIREITA? (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário