domingo, 27 de outubro de 2013

JUSTIÇA CHILENA ACUSA 79 EX AGENTES DE PINOCHET POR MORTE DE COMUNISTAS


Foto: holaciudad.com

22 OUT 2013
Da Telesur:
Tradução: Alexandre Haubrich / Jornalismo B
Um juiz chileno acusou nesta terça-feira 79 ex agentes da Direção Nacional de Inteligência (DINA), polícia política da ditadura de Augusto Pinochet, pela morte e desaparecimento de oito militantes comunistas entre os anos de 1976 e 1977. Durante sua visita à Corte de Apelações de Santiago, o juiz especial Miguel Vásquez ditou a acusação após a investigação pelos sequestros qualificados de Mario Zamorano Donoso, Jorge Muñoz Poutays, Uldarico Donaire Cortés, Jaime Donato Avendaño, Elisa Escobar Zepeda, Lenin Díaz Silva e Eliana Espinoza Fernández. Além disso, pelo homicídio qualificado de Víctor Díaz López, crimes perpetrados entre maio de 1976 e janeiro de 1977 na capital chilena durante o caso conhecido como “Calle Conferencia”.
O Poder Judiciário informou que entre os acusados está o ex diretor da DINA, Manuel Contreras (que cumpre pena de centenas de anos por outros crimes de lesa humanidade), o segundo homem da Direção, Pedro Espinoza, o oficial do Exército Carlos López Tapia, e o ex oficial operativo da DINA, Miguel Krassnoff.
Os denunciantes participares, o Conselho de Defesa de Estado e o Programa de Direitos Humanos do Ministério do Interior chileno foram notificados da imputação para que possam aderir a ela ou acrescentar ao caso acusações particulares. Com a acusação do juiz e as adesões ou acusações particulares se notificará as defesas dos acusados para dar início à etapa de plenário antes que seja ditada sentença de primeira instância.
A “Calle Conferencia” foi uma operação que ocorreu em 29 de abril de 1976, onde – de acordo com a acusação – agentes da DINA detiveram oito membros do Partido Comunista depois da instalação da ditadura de Pinochet, em 11 de setembro de 1973. O caso foi uma das primeiras denúncias judiciais apresentadas nos tribunais populares chilenos que apontavam a responsabilidade direta de Augusto Pinochet, cuja ditadura, que se estendeu até 11 de março de 1990, deixou um saldo de mais de três mil e duzentos mortos e desaparecidos e cerca de 28 mil torturados.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário