quinta-feira, 21 de novembro de 2013

UMA CONTINÊNCIA MERECIDA


Texto extraído do meu diário “ VIDA DE UM REVOLUCIONÁRIO.”

Ano 1960 – Papai servia no 10º RC, hoje 10º RC Mec na cidade de Bela Vista (MS). Era comandante do regimento, e nós morávamos na Vila Militar que ficava ao lado do quartel.

Neste ano quem governava o Brasil era o presidente Jânio Quadros. Neste período ele condecorou o guerrilheiro cubano Ernesto Che Chevara com a mais alta comenda da nação, gerando indignação entre os militares.

Papai e mais quatro oficiais revoltados com a ação do presidente Jânio Quadros devolveram suas condecorações em protesto ao Ministro da Guerra, gerando com isto um descontentamento muito grande entre todas as oficialidades do Exército.

Diante desta situação resolveram marchar contra Brasília para depor o presidente.

Lembro-me claramente deste dia, papai a frente do seu regimento, montando seu cavalo baio e todo equipado passou em frente à Vila Militar que era a saída para a estrada que ligava Bela Vista à Aquidauana para se encontrarem com as tropas da 4ª RM em Campo Grande.

Todos os jovens filhos de oficiais estavam na frente da Vila Militar para assistirmos a passagem da tropa. Papai me viu e prestou a sua continência. Fiquei emocionado com o momento, pondo-se em posição de sentido e respondendo o seu cumprimento militar com muito orgulho. Controlei-me para não chorar porque fiquei na incerteza se ele voltaria vivo desta missão.

A vida militar nos submetem a todos os tipo de provações, e a família tem que estar preparada psicologicamente para tudo. Nestes momentos grassam a preocupação, a incerteza e o medo que toma conta de toda a família quando há um prenúncio de revolução, revolta ou mesmo guerras.

Passados muitos anos, já oficial e servindo no 1º BIB, passei pela mesma situação, vivíamos o conturbado regime militar da década de 70, com muitas ações contra a guerrilha urbana no qual fomos submetidos e exigidos nossas presenças para combater uma nova tática de guerra que era para nós desconhecidas.

Numa destas ações, papai já servia na 5ª Auditoria Militar da 5ª RM em Curitiba, e já era coronel. Em 1972 ele precisou viajar ao Rio de Janeiro junto com o General Comandante da 5ªRM numa reunião no Palácio Duque de Caxias, aproveitando para me visitar na OM onde servia.

Retribuiu a sua continência lembrando-me daquela passagem de sua marcha quando servia em Bela Vista. Era tenente e fiquei muito orgulhoso e lembro-me que a retribuição foi em função dos elogios que recebi durante todas as missões que cumprimos com glórias.

Papai passou para a reserva no posto de coronel por não ter sido promovido a general , mesmo com excelente grau que obteve na ECEME (Escola de Comando do Estado Maior do Exército), inclusive constava na lista de promoção e no último momento promoveram um colega da turma dele, sendo portanto injusta devido a fatores que não comentarei aqui. Ficou decepcionado e com razão passou para a reserva e nunca mais foi o mesmo.

Uns dois dias antes de falecer no Hospital Geral do Exército em Curitiba (faleceu no dia 20 de março de 2.000), ele me pediu que não queria Honras Fúnebres e muito menos que se vestisse com seu uniforme, tal a decepção que teve do Exército pelos inestimáveis serviço à pátria.

Descumpri a promessa e procurei o Cel Mazur de Infantaria (que hoje é falecido), filho de um oficial Febiano e interferi para que as “ Honras Fúnebres” realmente acontecesse. O destino é tão estranho que no dia do seu falecimento, eles erraram de cemitério e quando chegaram, papai já tinha sido enterrado para a minha tristeza.

CREIA-ME MEU PAI, DELEGASTES O SEU MAIOR EXEMPLO COMO MILITAR, PAI E MARIDO, E PRESTO HOJE NOVAMENTE A MINHA CONTINÊNCIA AGRADECENDO-LHE PELA POSIÇÃO QUE CHEGUEI GRAÇAS A SUA LIDERANÇA JUNTO A SUA TROPA E O SEU EXEMPLO DE MILITAR E CIDADÃO BRASILEIRO.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Este regime governamental que ainda está aí tem o seu principal objetivo desagregar as famílias, mas fica um adendo nosso: pais que não tem o controle dos seus filhos deveriam ser punidos e perder a guarda. Temos dito!!!


ATENÇÃO INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!!

Esse Gen. MARIO MARCIO VON BRENNER é uma farsa!!!

Provável Petralha, pois quer mudar a data do evento maior!!!

Eu sou a favor do que é certo e verdadeiro, gostaria muito que esse Sr. Mario Marcio Von Brenner, se identificasse, pois NÃO CONSTA, em nenhum, órgão do Exército Brasileiro o nome desde cidadão, quando eu o questionei, sobre ele ser realmente General, haja vista uma foto do mesmo de botas PRETAS e boina VERMELHA, além do mesmo NÃO possuir uma única foto no comando de alguma coisa, o mesmo encerrou a amizade...

Esse sr. até que prove o contrário é um fanfarão, que está inclusive mudando a data do evento maior (dia 22 de março), cuidado com esse GRUPO ORDEM NEGRA NO BRASIL, não é visto com bons olhos pela inteligência do EB.

Bem dei o meu recado, queremos um líder não uma farsa!



- VÍDEO FARSANTE #NAOVAITERGOLPE (aqui)

2 comentários: