segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

‘TINDER É MAIS QUE UM APP. ELE RECRIA SENSAÇÃO DA PAQUERA’



17/10/2013 às 10:00 \ tinder


Recentemente, um aplicativo disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google) vem chamando a atenção de jovens – principalmente dos brasileiros. 
Tinder, criado há pouco mais de um ano pelos americanos Justin Mateen e Sean Rad, resgata a tradicional missão de facilitar encontros amorosos. Nele é possível encontrar um novo amor (ou apenas sexo casual) a partir de um perfil no Facebook, que deve ser conectado ao app.  Ao aderir, o usuário escolhe o gênero (masculino ou feminino), idade (acima de 18 anos) e possíveis pretendentes a uma distância de até 100 quilômetros. Seu uso se resume a uma rápida observação de uma ou várias fotos, seguida de um deslize com o dedo sobre a tela: ao se movimentar para a esquerda, aprovação; para a direita, rejeição. Caso exista interesse mútuo, as pessoas serão notificadas. 
Os números, até o momento, são representativos: os usuários acessam o serviço onze vezes por dia e fazem mais de três bilhões de avaliações de parceiros por mês. “O Tinder é mais do que um aplicativo para encontrar novos pretendentes”, afirma Justin Mateen, 26 anos, em entrevista exclusiva ao site de VEJA. “Representa o interesse antigo do ser humano em conhecer novas pessoas, com privacidade e certa discrição”. Confira a conversa a seguir:
Leia também:


justin-mateen
Por que você decidiu criar o Tinder? Durante uma conversa com Sean Rad (cofundador do app), encontrei um problema no universo digital: a falta de uma plataforma de paquera digital dedicada aos mais jovens, com idade média entre 18 e 35 anos, que buscam dedicar parte do seu tempo a conhecer novas pessoas. Redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+, não cumprem essa tarefa.

O aplicativo ainda não é popular, mas cresce vertiginosamente  A que você atribui esse acréscimo de novos usuários, se há outros serviços similares disponíveis no mercado? 
O Tinder é mais do que um aplicativo para encontrar novos pretendentes. Representa o interesse antigo do ser humano de conhecer novas pessoas, com privacidade e certa discrição – para não partir corações, claro. Queremos recriar a sensação de paquera: aquele sentimento que surge quando se troca olhares com alguém e fica-se com uma vontade incontrolável de conversar com aquela pessoa. No Tinder, isso pode acontecer. E a história só terá novos capítulos se houver interesse mútuo.
Levantamento da empresa de inteligência móvel Onavo produzido a pedido do site de VEJA aponta que quase 6% de todos os usuários de iPhone no país acessaram o app em setembro. É o mesmo tamanho do serviço de mensagens gratuitas chinês WeChat no país. Quais informações dos brasileiros você pode compartilhar? 
Nos últimos dois meses, dobramos a base de usuários e, diariamente, temos um crescimento de 5%. A clientela é divida quase igualmente entre homens e mulheres.
O serviço não tem um modelo de negócio definido. Qual será o próximo passo? 
Estamos acompanhando de perto o uso da ferramenta para criar a melhor experiência para o usuário. Esse é nosso principal objetivo.

Os rivais do mercado de paquera virtual

Match.com (ParPerfeito)


Número de usuários: não informado
Plataformas: web, iOS (Apple) e Android (Google)

Representado no Brasil pelo site ParPerfeito, o Match.com é um dos serviços mais populares do mundo. Segundo a empresa, o diferencial do site está na pesquisa detalhada pelo potencial parceiro. Há recursos pagos que permitem acesso a funcionalidades exclusivas. Segundo o ParPerfeito, há mais de 30 milhões de brasileiros cadastrados.

Ashley Madison                                                                                            


Número de usuários: 20 milhões
Plataformas: web, iOS (Apple), Android (Google) e Rim (Blackberry)

Criado em 2002 no Canadá, o Ashley Madison é o ancião do segmento. Sua proposta é bem definida: oferecer meios a quem busca uma relação extraconjugal – e minimizar riscos. Nome, fotos e dados de contato são, por padrão, considerados ultrassecretos e só se tornam visíveis com consentimento do proprietário do perfil. Segundo a companhia, quase 2 milhões de brasileiros estão cadastrados no serviço.

Badoo


Número de usuários: 190 milhões
Plataforma: web, iOS (Apple) e Android (Google)

O Badoo é uma grande rede social desenvolvida para promover o encontro entre pessoas ao redor do mundo. Suas buscas são baseadas em informações descritas nos perfis dos usuários e por localidade. Se você não conseguir um par, certamente encontrará alguém para conversar ao menos. A troca de mensagens é gratuita. Uma versão paga permite acesso a recursos extras, aumentando as chances de sucesso dos usuários.

Swipe


Número de usuários: não informado
Plataformas: iOS (Apple) e Android (Google)

O funcionamento do app é semelhante a de um jogo em que o usuário escolhe quem merece, ou não, sua atenção. É uma versão mais limitada do Tinder. Seu uso se resume a uma rápida observação de fotos de potenciais parceiros. Em seguida, basta deslizar o dedo sobre a tela: esquerda, para iniciar o contato; direita, para descartar o perfil. É tão fácil quanto curtir uma foto no Facebook. Caso exista interesse mútuo, os usuários são notificados.

DateMe


Número de usuários: não informado
Plataformas: iOS (Apple) e Android (Google)

É um aplicativo de encontros baseado em uma rede social. Ao entrar no serviço, o cadastrado ganha acesso a um banco de dados com informações sobre os demais usuários, que vão de gostos pessoais à localização geográfica. Sua principal vantagem é a possibilidade de enviar mensagens em número ilimitado para os demais usuários, algo que é cobrado em produtos do gênero.

Twoo


Número de usuários: não informado
Plataformas: iOS (Apple) e Android (Google)
O Twoo é uma rede social criada para auxiliar usuários a encontrar novas amizades. Porém, suas ferramentas são perfeitas para aproximar pessoas interessadas em romance ou sexo. Além de checar a compatibilidade dos perfis, com direito a cálculos matemáticos, o aplicativo faz uso de geolocalização. Para aproveitar todos os recursos — como receber mensagens ou saber quais usuários que visitaram seu perfil —, o usuário deve pagar uma mensalidade que varia de acordo com o pacote oferecido.

OkCupid


Número de usuários: não informado
Plataformas: web, iOS (Apple) e Android (Google)

O OkCupid é uma das ferramentas que despertou muito interesse de usuários e rapidamente caiu no esquecimento. A graça do serviço é que ele aponta o par ideal para uma pessoa a partir de uma série de questões específicas (e curiosas), como o número de vezes que ela escova os dentes.

Grindr


Número de usuários: 6 milhões
Plataformas: iOS (Apple) e Android (Google)
O Grindr é um aplicativo de encontros exclusivo para o público gay — e faz muito sucesso ao redor do mundo. Sua proposta é promover encontros rápidos, com apenas uma noite de duração. O serviço apresenta o perfil de diversas pessoas com fotos, incluindo muito material privado. É possível fazer buscas por perfis nas proximidades do usuário, o que facilita o encontro.

Brenda


Número de usuários: não informado.
Plataformas: iOS (Apple) e Android (Google)

O principal diferencial do serviço está no público: lésbicas. Assim como o Grindr, ele propicia o encontro entre pessoas do mesmo sexo a partir de ferramentas de geolocalização e troca de mensagens. Uma das vantagens do serviço está no chat, que oferece um tradutor incorporado ao sistema.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário