domingo, 5 de janeiro de 2014

O CULPADO DA SITUAÇÃO EM CUBA


El culpable de la situación en Cuba O culpado da situação em Cuba.

El culpable de la situación en Cuba

Aquí me sentaré, en el sofá de mi bisabuela. Señalaré con mi dedo a cada uno de los culpables de mis penurias. Esperen, me pondré cómodo porque tengo una lista extensa.



Aqui vou sentar no sofá da minha bisavó. Eu vou apontar o dedo em cada um dos culpados das minhas dificuldades. Espere, eu vou ficar confortável, porque eu tenho uma longa lista.


Vivo en un país que sus últimos 55 años han sido gobernados por una familia de apellido Castro y que ha sido un experimento político llevado a cabo por laboratoristas inexpertos. Lo que muchos llamanrevolución, en la actualidad, no es más que un algoritmo consecutivo de errores.

Eu vivo em um país que os seus últimos 55 anos tem sido governado por uma família chamada Castro e tem sido uma experiência política levada a cabo pelos trabalhadores de laboratório inexperientes. O que muitos chamam de revolução, hoje, nada mais é do que uma série de erros do algoritmo.

No tenemos elecciones presidenciales. ¿Hace cuánto que no votamos por un referéndum? Tenemos un gobierno que nos corta las alas ante el progreso. El estado es dueño de la economía, de los supermercados, tiendas, hoteles; propietario de todas las empresas de servicios incluyendo telefonía y servicios de internet. El estado es dueño y controlador absoluto de todos los medios de comunicación legales en Cuba y es el único que tiene acceso a importaciones y exportaciones. Las decisiones ocurridas en Cuba en todo el período “revolucionario”, acertadas o desacertadas, han descendido de las órdenes de una misma persona. ¿Quién es el culpable? ¿Fidel Castro?

Não temos eleições presidenciais. Há quanto tempo não votamos  um referendo? Temos um governo que nos corta asas ao progresso. O estado é o dono da economia,dos supermercados,das lojas,dos hotéis, possui todos os serviços públicos, incluindo serviços de telefonia e de internet. O estado é dono de todos os meios de comunicação legal em Cuba e é a único que tem acesso a importações e exportações. As decisões em Cuba ocorreu durante todo o período "revolucionário"certas ou incertas, descendem de ordens de uma mesma pessoa. Quem é o culpado? Fidel Castro?

Tenemos unos amigos infieles en el exilio, varios congresistas republicanos que son capaces de activar todo un escándalo mediático por la simple diplomacia de Barack Obama al saludar en un acontecimiento internacional a Raúl Castro. Son, los mismos políticos que hablan de libertad pero apoyan un Embargo económico nada funcional que en medio siglo no ha cumplido ninguno de sus objetivos. Ese embargo extraterritorial es la perfecta excusa del gobierno cubano para limpiarse las manos por cada una de las malas decisiones tomadas. El pueblo cubano aún cree en eso que llama “bloqueo”. ¿Quién es el culpable? ¿El gobierno de los Estados Unidos?

Temos alguns amigos infiéis no exílio, vários congressistas republicanos que são capazes de ativar um escândalo na mídia por mera diplomacia de Barack Obama para cumprimentar  em um evento internacional a Raúl Castro. Eles são os mesmos políticos que falam de liberdade, mas apoiam um embargo econômico nada funcional que em meio século não cumpriu qualquer das suas metas.Esse Embargo Extraterritorial essa é a desculpa perfeita do governo cubano para limpar as mãos para cada um das más decisões tomadas. O povo cubano continua acreditando no que você chama de "bloqueio". Quem é o culpado? Será que o governo dos Estados Unidos?

Tenemos un montón de opositores en la isla. Cada vez son más, y hay varios con bastante fuerza en los medios internacionales. ¿Qué hacen? ¿Sólo denunciar? ¿Dónde están esos programas políticos? ¿Dónde está ese trabajo directo y de frente a la gente? ¿Dónde está la unidad? Muy pocos les conocen en la isla mientras otros se exilian y se van. ¿Quiénes son los culpables? ¿Los opositores?

Temos um monte de oposição na ilha. Mais e mais, e existem vários com muita força no  meio internacional. O que eles fazem? Apenas denunciam? Onde estão esses programas políticos? Onde esta este  trabalho de frente dessas pessoas? Onde está a unidade? Muito poucos conhecem eles na ilha enquanto outros se exilam e se vão. Quem são os culpados? Será que é os adversários?

Y yo, estoy aquí, sentado en este sofá tomándome un café y criticando desde mi posición pasiva todo lo que veo. No hago nada. Ni siquiera hablo de política con mis amigos. Me da pánico y terror decir lo que pienso. Permito que violen mis derechos, que pisoteen mi dignidad y no me quejo. De alguna forma estoy esperando que alguien llegue y haga algo por mi país.

E eu estou aqui, sentado neste sofá e tomando um café e criticando desde  minha posição passiva  tudo o que vejo. Eu não faço nada. Eu nem sequer falo de política com meus amigos. Entro em pânico e terror dizer o que penso. Eu permito que violem os meus direitos,e pisoteiem na minha dignidade e não reclamo. De alguma forma, eu estou esperando por alguém para vir e fazer algo pelo meu país.

Me pregunto: ¿qué garantiza que cuando Raúl o Fidel no estén en el poder venga un cambio democrático? Para lograrlo, hace falta un fuerte trabajo con la sociedad, organizar al exilio, tomar serias responsabilidades y duras decisiones. Pero eso, que lo haga otro. Yo seguiré aquí en la comodidad de las cuatro paredes de mi autocensura, ajeno a la realidad y a la necesidad hirientemente muda de mi nación. Me abstengo de ejercer mi función de ciudadano preocupado por mi pueblo.

Eu me pergunto: o que garante que quando Raul ou Fidel não estarem mais no poder virá uma mudança democrática? Para conseguir isso, precisamos de um forte trabalho com a sociedade, organizar o exílio, tomar sérias responsabilidades e decisões difíceis. Mas isso,que outro faça.Eu vou continuar aqui no conforto das quatro paredes da minha auto-censura, alheio à realidade e necessidade dolorosa da minha nação. Eu me abstenho de exercer o meu papel como cidadão preocupado com o meu povo.

Seguiré buscando un culpable: ¿Fidel Castro, el gobierno de los Estados Unidos o la oposición? No se engañen señores: ¡El culpable soy yo!

Seguirei buscando um culpado : Fidel Castro,o Governo dos Estados Unidos ou a Oposição? Não se enganem senhores : O culpado sou eu!

_________________________________________________________________


Bloguero y escritor cubano. Amante de la democracia, la libertad y los Derechos Humanos. Defensor de la pluralidad de criterios y modos de expresión. Vivo en La Habana.


Blogueiro cubano e escritor. Amante da democracia, da liberdade e dos direitos humanos. Defensor da pluralidade de critérios e modos de expressão. Vivo em Havana.


Triste realidade socialista comunista.
Cuba,04/01/2014.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


BARACK OBAMA 'O ANTICRISTO' - A SÍRIA CRISTÃ SERÁ EXTERMINADA POR ELE. PRIMEIRA PARTE

 ..



Esses pensam que as vaginas deles são louras!

"Negros que usam chicote para bater em outros negros não são meus irmãos. O Joaquim Barbosa não é meu irmão".

Edson Santos, deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro e ex-ministro da Igualdade Racial de Lula, avisando que Joaquim Barbosa é branco porque ousou condenar por corrupção ativa os negros José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.




LEITURAS RECOMENDADAS:

1º - NELSON MANDELA: ISRAEL É TERRORISTA E ÁRABES ISLÂMICOS SÃO INOCENTES (aqui


2º - KARL MARX TAMBÉM ERA RACISTA (aqui)


3º - NELSON MANDELA E O ABORTO (aqui

4º - ATIVISTA ANTI-ISRAEL FAZ PALESTRA EM PORTAS ABERTAS DO BRASIL (aqui

5º - A ÁFRICA DO SUL DEPOIS DO APARTHEID E, ‘AJUDANDO’ A MATAR A ÁFRICA (aqui


6º - BENJAMIN NETANYAHU É CRITICADO POR NÃO SE PROSTRAR AO ÍDOLO MÍTICO NELSON MANDELA (AQUI)

7º - GUERRA DOS SEIS DIAS (aqui)

8º - DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM MOVIMENTO GAY OFICIALIZA GENOCÍDIO CULTURAL CONTRA CRISTÃOS NO BRASIL ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DO BEIJO GAY EM CULTOS EVANGÉLICO (AQUI)

9º - CURSO DE SEXO ORAL CHEGA A SALVADOR (aqui)

10º - MARCO FELICIANO E O BEIJO DAS TARÂNTULAS (AQUI)


11º - A VERGONHOSA ATITUDE DA FAMÍLIA MARINHO, O SBT, O ISLAMISMO, O COMUNISMO, O PETISMO E CUBA (AQUI)

12º - CRUZANDO A LINHA: O “ESTADÃO” PUBLICA TEXTO QUE FAZ A DEFESA DO TERRORISMO COMO PRINCÍPIO POLÍTICO. NADA SERÁ COMO ANTES (aqui)

13º - CONSCIÊNCIA NEGRA!!!???? (aqui)

14º - A FARSA DO VITIMISMO AFRO-DESCENDENTE (aqui)

15º - UNASUL - NOVA INTENTONA COMUNISTA EM MARCHA BATIDA (aqui)

16º - NO BRASIL OS ÍNDIOS ENTERRAM RECÉM-NASCIDOS VIVOS! Menino Albino tem a mão cortada para servir de amuleto (aqui)




17º - CARECAS DO ABC, O VERDADEIRO MOVIMENTO ESQUERDISTA NAZIFASCISTA 
Já fui um deles (aqui)

18º - SOBRE COTAS E OUTROS BICHOS! (aqui)

19º - RELIGIÕES PERCENTUALMENTE "MAIS BRANCAS"(AQUI)

20º- CONHEÇA O PAÍS ONDE NEGROS SÃO ‘NATURALMENTE LOIROS’ (aqui)

21º - “O BRASIL É UM DOS PAÍSES MAIS RACISTAS DO MUNDO, MAS O RACISMO É VELADO” - UMA POSTAGEM ESQUERDISTA/ISLAMITA (aqui)

22º - FORO DE SÃO PAULO: LULA DIZ QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO PARA SALVAR O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINA (aqui

23º - UMA RESPOSTA CARISMÁTICA À “CRISE CRESCENTE POR TRÁS DA HISTÓRIA DE SUCESSO EVANGÉLICO DO BRASIL” Calvinismo e pentecostalismo no Brasil (aqui)
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário