quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O QUE PEDRO MOREIRA SALLES, DO ITAÚ, OBSERVA NO CURRÍCULO

Moreira Salles: Algumas pessoas "vão trabalhar na comunidade XPTO para dar mais uma linha no currículo”


Presidente do conselho do Itaú Unibanco valoriza a formação acadêmica, mas se interessa mais pela história que cada candidato tem para contar; entenda

São Paulo – Com Yale e a Universidade da Califórnia na base da própria carreira, Pedro Moreira Salles, presidente do conselho do Itaú Unibanco, presta uma atenção extra ao campo formação acadêmica dos currículos dos jovens que cruzam o caminho dele na busca por uma oportunidade profissional em um dos principais bancos do país. 


Não é por acaso. “Quem decide ir para uma boa escola mostra a ambição de estar inserido em um contexto onde nada é fácil. Um lugar em que ele tem que se provar”, disse o empresário em palestra online realizada na manhã de hoje em mais uma edição da série Na Prática, organizada pela Fundação Estudar.

Isso não significa que quem não entrou em uma das melhores universidades do país – ou do mundo – tem poucas chances de trabalhar na instituição.

Se este for o caso, Salles é categórico ao afirmar que é preciso ter uma boa explicação. “Para o talento no estado puro até a educação pode ser algo secundário”, admitiu. 


Por tal motivo, o empresário afirma que sempre procura, antes de tudo, conhecer a história de cada candidato. Ao destrinchá-la, ele busca por elementos que provem garra e determinação. 

“Pode ser uma pessoa que fez um esforço adicional para compensar as lacunas na formação ou um sujeito que tinha tudo, mas fez o mesmo esforço e não achou que por ter privilégio não tinha obrigação”, afirmou. 

Formação no exterior

Apesar da própria vivência internacional, Salles admitiu que estudar ou morar no exterior não é requisito básico para ser um executivo de sucesso. Agora, quem aposta em uma experiência do tipo tem diante de si a oportunidade de vencer as próprias fronteiras. 

“Às vezes, você é o melhor aqui, lá fora, vai ter muitos iguais a você ou até melhores”, afirmou. “Do ponto de vista geral, este choque de realidade é importante. Sair do que você conhece, da sua zona de conforto”. 

O que não conta

Por outro lado, o empresário dá pouca importância para a questão de trabalho voluntário na hora de selecionar um candidato.  Segundo ele, a estratégia já virou “arroz com feijão”.

“As pessoas vão trabalhar na comunidade XPTO para dar mais uma linha no currículo”, afirmou. “Às vezes, tem gente autêntica. Às vezes, é só para mostrar que tem algo a mais". 

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhõesMe Adicione no Facebook 



- A IMPORTÂNCIA DA FOTO NO CURRÍCULO (aqui)



Concorrência

10 programas de trainee com mais de 400 candidatos por vaga

Uma única vaga de trainee na Ambev chega a ter mais de 3,3 mil pessoas disputando. Confira a relação candidato vaga em 10 programas de trainee bem concorridos.

Disputa acirrada

São Paulo – A relação candidato vaga de alguns programas de trainee faz a concorrência do curso mais disputado da Fuvest - o de medicina em Ribeirão Preto - parecer brincadeira de criança.

É que se os vestibulandos precisam deixar para trás nada menos do que 61 candidatos para cada vaga no curso de medicina, aspirantes da trainee enfrentam, no mínimo, uma tarefa 7 vezes pior.

Esse é o caso de quem disputou uma vaga de trainee na 3M, que, no último processo seletivo, contabilizou 485 candidatos para cada vaga oferecida.

Já os jovens em busca de uma oportunidade de trainee na Ambev tiveram uma missão mais do que hercúlea: para cada vaga eram 3.387 candidatos. Confira a seguir 10 empresas que toparam revelar à EXAME.com os números da concorrência acirrada em seus programas de trainee:São Paulo – A relação candidato vaga de alguns programas de trainee faz a concorrência do curso mais disputado da Fuvest - o de medicina em Ribeirão Preto - parecer brincadeira de criança.

É que se os vestibulandos precisam deixar para trás nada menos do que 61 candidatos para cada vaga no curso de medicina, aspirantes da trainee enfrentam, no mínimo, uma tarefa 7 vezes pior.

Esse é o caso de quem disputou uma vaga de trainee na 3M, que, no último processo seletivo, contabilizou 485 candidatos para cada vaga oferecida.

Já os jovens em busca de uma oportunidade de trainee na Ambev tiveram uma missão mais do que hercúlea: para cada vaga eram 3.387 candidatos. Confira a seguir 10 empresas que toparam revelar à EXAME.com os números da concorrência acirrada em seus programas de trainee:



1. Ambev

Número de candidatos por vaga: 3.387 (no Programa de Trainee) e 2.016 (no Programa de Trainee Industrial)

Atrativos: “Na Ambev, acreditamos que nosso principal ativo é nossa gente. Nosso foco é contar com gente boa, treinar, engajar, motivar e dar espaço para crescimento contínuo”, diz Isabela Garbers, gerente de recrutamento e seleção da Ambev.

Para ela, este é um dos motivos que tornam a Ambev a mais disputada da lista, com mais de 70 mil inscrições para o programa de Trainee e 20 mil para o Programa de Trainee Industrial, que foi criado em 2010. Salários também atraem. Trainees são funcionários da companhia e têm vencimentos de 4.900 reais. Trainees industriais recebem 4.300 reais ao mês.


2. Mondelēz Brasil

Número de candidatos por vaga: 1.916

Atrativos: “Tem a força da marca que é de produtos que os jovens consomem e a própria empresa é jovem também”, diz Thais Fraga, coordenadora de RH da MondelÄ“z, citando a transformação da empresa que nasceu da Kraft Foods. 

Segundo ela, o fato de ser um programa de trainee aberto e inclusivo também atrai muitos interessados. “A gente busca diversidade, diferente de outros programas, não temos limite de idade, nem de curso”, explica.

Para Andrea Chung, gerente de treinamento da MondelÄ“z, além das oportunidades de treinamento e a participação em projetos estratégicos, o fato de empresa sempre cumprir o que promete aos jovens é também um diferencial. “A gente garante já no início do programa, desde que a pessoa tenha o desempenho de acordo com o seu potencial, a posição que o trainee vai assumir após o término”, explica.


3. Embraco

Número de candidatos por vaga: 1.687

Atrativos: Com salários de 4.440 reais, os trainees conhecem a empresa durante os primeiros meses do programa e, em seguida, recebem projetos estratégicos no Brasil ou no exterior para comandarem. A possibilidade de migração para outras áreas de interesse é outro atrativo da Embraco para a turma de trainees.


4. VLI

Número de candidatos por vaga: 1.625

Atrativos: “Os trainees recebem treinamentos técnicos, que incluem pós-graduação para as turmas de engenharia e curso de extensão sobre logística integrada aos trainees corporativos. Além disso, são oferecidos cursos específicos sobre gestão e desenvolvimento comportamental”, diz Rute Galhardo, gerente de Recursos Humanos da VLI.

Além destes diferenciais, o próprio segmento de atuação da VLI, que é o de logística, já atrai muita gente interessada neste mercado promissor, segundo Rute.


5. Telefônica/Vivo

Número de candidatos por vaga: 1.075

Atrativos: A oportunidade de fazer curso de pós-graduação na área de negócios, financiado pela empresa, durante o horário de trabalho é um dos chamarizes do programa. A possibilidade de atuar em projeto multifuncional e de frequentar um processo de coaching em grupo e com o gestor também são os diferenciais do programa.


6. Danone Brasil

Número de candidatos por vaga: 987

Atrativos: Liderança em projetos, treinamentos constantes e acompanhamento de carreira são destaque do Programa Junior Manager da Danone, que tem duração de 2 anos.


7. TOTVS

Número de candidatos por vaga: 790

Atrativos: A oportunidade de conduzir projetos e de manter contato direto com os executivos da TOTVS são destaques do programa de trainee. Aprovados recebem salário de 4 mil reais mensais. A inauguração da unidade de pesquisa em tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos e a abertura de frente de Venture Capital também aumentam o interesse dos jovens na TOTVS.


8. Whirlpool

Número de candidatos por vaga: 780

Atrativos: Treinamentos, liderança de projetos de visibilidade e de projeto específico para a área de Responsabilidade Social são alguns dos destaques do programa, que dura 27 meses. Trainees que apresentam desempenho elevado também ganham a oportunidade de temporada de aprendizado de três meses em uma das plantas da Whirlpool no mundo.

“O aumento de jovens procurando o nosso programa de trainee demonstra o quanto, cada vez mais, esse público conhece a nossa missão e visão, se identifica com os nossos valores e admira nossas marcas e produtos”, diz Andrea Clemente, diretora de RH da Whirlpool Latin America.


9. AES Brasil

Número de candidatos por vaga: 721

Atrativos: Treinamentos técnicos e comportamentais, exposição a projetos estratégicos, interação com a liderança da companhia e oportunidade de participação em processos de mentoring e de tutoria são os destaques do programa que dura 2 anos, segundo a AES Brasil. O próximo processo seletivo deverá ofertar 15 vagas. Em 2013, foram 12 oportunidades.


10. 3M
Número de candidatos por vaga: 485

Atrativos: A oportunidade de assumir uma posição de especialista na área de atuação após o término do programa é o principal destaque. O caráter inovador da empresa - que é fundamentalmente uma companhia de base científica e líder em vários mercados de atuação - é também um chamariz para os jovens.


Agora confira boas fontes de inspiração de carreira para recém-formados

10 conselhos inspiradores para quem está se formando agora

Para muitos, os próximos dias representam o fim de uma era e início da carreira de verdade. Para quem integra este grupo, selecionamos 10 dicas dos discursos de formatura dos EUA; confira:













Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Um comentário:

  1. http://edsonjnovaes.wordpress.com/2014/01/24/ignorancia-e-sucesso/

    ResponderExcluir