domingo, 9 de março de 2014

ECONOMIA DO GOVERNO DIMINUIU

 

As despesas do governo central (formado pelas contas do Tesouro, do BC e da Previdência) aumentaram 19,5% em janeiro. Com isso, o superávit primário dessa tríade recuou pela metade, a 12,954 bilhões de reais no mês. Significa que o governo gastou mais e economizou menos para pagar os juros da dívida. O mês de janeiro é considerado um dos melhores para as contas públicas, já que muitos gastos só ocorrem depois do Carnaval. Não foi o caso neste mês. 

DESPESAS COM JUROS AUMENTAM



Também nesta sexta, foi divulgado o resultado nominal do setor público. Essa conta é composta pela diferença entre o superávit do setor público, composto pelo governo central (contas do Tesouro, BC e Previdência), governos regionais e empresas estatais, e as despesas com os juros nominais pagos sobre a dívida pública. O resultado disso pode ser um superávit ou um déficit nominal. No caso do mês de janeiro (e de praticamente todos os outros meses), houve déficit. Apesar de o setor público ter economizado 19,9 bilhões de reais, as despesas de 30,4 bilhões de reais com juros fizeram com que o déficit do mês superasse 10 bilhões de reais. No acumulado em doze meses, o déficit nominal alcançou 175,6 bilhões de reais (3,63% do PIB), ante os 157,6 bilhões (3,28% do PIB) no mês anterior.

DÍVIDA TAMBÉM AUMENTA


A dívida líquida do setor público ficou em 1,613 trilhões de reais, ou 33,3% do PIB em janeiro, ante 33,8% em dezembro. Apesar da queda, isso não significa que o endividamento publicou caiu. Isso ocorre porque a dívida líquida é um cálculo menos detalhado do endividamento de um país, pois seu cálculo desconta todos os créditos que o governo tem a receber de estados, municípios e estatais, por exemplo. Já a dívida bruta engloba o endividamento total, incluindo até mesmo as emissões de dívida no exterior. Assim, a dívida bruta do governo encerrou o mês passado em 2,829 trilhões de reais, o que representou 58,5% do PIB. Em dezembro do ano passado, essa relação estava em 57,2%. Para se ter uma ideia, no final de 2009 esse mesmo indicador apontava 1,98 trilhão de reais. 


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 




OLAVO DE CARVALHO - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!

Enviado em 08/09/2008

Olavo de Carvalho faz uma declaração arrasadora e firme: O total domínio do comunismo no Brasil é certo e inevitável!


SOS VENEZUELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário