terça-feira, 4 de março de 2014

O DECLÍNIO DO OCIDENTE






1. Existem ALGUMAS regras na política internacional. Mas a primeira de todas é que as grandes potências não agem apenas de acordo com os seus interesses. 

Também é importante antecipar a forma como os outros reagem a eles.


Meses atrás, escrevi nesta Folha que Barack Obama tinha cometido um erro brutal com o "dossiê" sírio ao afirmar que Bashar al-Assad não poderia cruzar certas "linhas vermelhas" ("Baratinhas tontas", 10/9/2013). Quando se fazem ultimatos desses, é bom que o autor esteja disposto a agir se a outra parte não respeita a ameaça.

Bashar al-Assad foi o único que agiu, cruzando as "linhas vermelhas", ou seja, usando armamento químico contra o seu povo. E que fez Obama?

Para além do vexame internacional de não ter feito nada, contou ainda com a crítica de Vladimir Putin (em artigo no "New York Times" de uma hipocrisia humanista arrepiante) e com a intermediação russa para que o carniceiro de Damasco entregasse uma lista com todo o seu arsenal químico –uma farsa que só otários são capazes de engolir.

Sabemos agora que a principal consequência do "flop" de Obama na Síria emigrou para a Ucrânia.

Os fatos são conhecidos: por pressão russa, o anterior presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, não assinou um acordo com a União Europeia. O caso foi visto na Ucrânia como uma rendição a Moscou –que pagou o gesto com a promessa de um cheque generoso e a redução do preço do gás- e como uma dolorosa despedida a qualquer hipótese de Kiev virar para Ocidente.

No momento em que escrevo (domingo), e sabendo que a situação muda a cada minuto, o país ameaça quebrar em duas metades: a primeira, pró-ocidental, com um governo interino em Kiev que recusa a pata do urso moscovita; a segunda, sobretudo concentrada na região da Crimeia, onde já existem tropas russas "informais" nos lugares-chave (edifícios de governo, televisões, aeroporto etc.).

E paira sobre todo o caos a decisão unânime da Câmara Alta da Rússia de autorizar a invasão do país. Nada disso deveria espantar. No "Wall Street Journal", o antigo presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, resumiu em uma única palavra a estratégia preferida do Kremlin: "balcanizar". No caso, balcanizar as antigas repúblicas da URSS –uma forma de as enfraquecer e de as manter sob a órbita de Moscou. Isso aconteceu na Geórgia, claro, quando a Rússia marchou sobre a Ossétia do Sul e a Abkhazia em 2008.

Perante essa estratégia, qual a resposta de Obama? Não passa pela cabeça de ninguém um confronto militar em larga escala. Até porque a situação na Ucrânia é mais propícia a uma guerra civil do que a um conflito internacional.

Mas é de bradar aos céus que a Casa Branca tenha um presidente que se limita a proclamações vagas ("haverá custos") ou ameaças patéticas (não participar na reunião do G8, por exemplo) quando a atitude só poderia ser uma: fazer da Rússia um pária internacional, que não respeita os acordos que assina (como o "memorando de Budapeste", onde a integridade territorial da Ucrânia era sacrossanta), e por isso merece sanções diplomáticas, políticas e econômicas pesadas.



Que Obama não tenha sido claro na hora decisiva só mostra como a sua eleição é um sintoma trágico do declínio ocidental.

2. E por falar em declínio ocidental: parece que o Google perdeu uma ação para manter on-line o filme "Intolerância dos Muçulmanos", um vídeo onde Maomé é tratado de forma desrespeitosa.

Não assisti ao vídeo porque o meu tempo é precioso e lixo não é a minha praia. Mas se a sentença vai fazer doutrina, espero que católicos, protestantes, mórmons, testemunhas de Jeová, judeus, hindus, brâmanes, budistas, confucionistas, taoístas, cientologistas, druidas e qualquer outra seita "religiosa" ou "espiritual" (como a seita ateia) possa conhecer igual tratamento na proibição de qualquer livro, filme, pintura, música ou programa de TV capaz de ferir a sensibilidade do crente.
Se isso implicar um mundo de silêncio radical, tudo bem. Desde que o silêncio não seja ofensivo para satânicos ou ocultistas, que normalmente gostam de algum barulho à mistura.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 




MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE

Hoje na História - 19 de março de 1964
Marcha da Família com Deus pela Liberdade
http://www.jblog.com.br/hojenahistori...
Edição: Ana Paula Amorim
Narração: Renata Amorim
Realização: www.jb.com.br



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


"UMA COISA MEIO ROMÂNTICA..." MATAR GENTE É ROMÂNTICO, MESMO.

Em depoimento exibido no final de um capítulo da novela Amor e Revolução, Carlos Araújo, ex-marido de Dilma Rousseff, confessa os crimes cometidos ao lado de sua ex-esposa, como: assaltos a caminhões de carga na baixada fluminense e roubo de armas em quartéis.

O assaltante ainda mente quando diz que com a "ditadura" não havia outra alternativa, a não ser, a luta armada. É historicamente comprovado que a guerrilha começou antes de 1964, ano que os militares chegaram ao poder atendendo o clamor popular.

EX-MARIDO DE DILMA ROUSSEF CONFESSA CRIMES COMETIDOS COM A GUERRILHEIRA
 




GABEIRA FALANDO SOBRE OS TERRORISTAS-GUERRILHEIROS NO BRASIL



AS DIFERENTES POSTURAS DOS MILITARES DA ATIVA E DA RESERVA - GEN ROCHA PAIVA (ENTREVISTA)



QUE A VERDADE SEJA DITA! - MILITARES NÃO QUEREM É O REVANCHISMO DOS DERROTADOS




EX-CHEFE DO DOI-CODI DIZ QUE DILMA PERTENCEU A ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS! 

.

EX-GUERRILHEIRA VERA SILVIA MAGALHÃES (COMPANHEIRA DE DILMA ROUSSEFF)

.

TRECHO CENSURADO NO JÔ SOARES
Trecho censurado da entrevista do ator Carlos Vereza ao Jô Soares em que ele denuncia o projeto megalomaníaco do Lula para se manter no poder. Carlos Vereza foi atuante esquerdista durante a ditadura militar, um intelectual respeitado no país.




REGINA DUARTE ESTAVA CERTA!
Vídeo comentado sobre as diferenças entre tucanos e petistas, mostrando que o PT representa uma ameaça para a liberdade infinitamente maior.

O PT tentou uma espécie de "golpe bolivariano" sim, mas encontrou barreiras mais sólidas em nossas instituições. Entretanto, o aparelhamento da máquina estatal foi tão grande que corremos sérios riscos agora. Regina Duarte estava certa em seu alerta! Só não vê quem não quer...





Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário