quarta-feira, 5 de novembro de 2014

OS BASTIDORES DAS MÁFIAS - A CRUEZA DO SUBMUNDO


Cena do filme "O Poderoso Chefão"

por  em 17 de jul de 2013 às 20:25
Temos um certo fascínio pelo que acontece nas sombras, e se tais organizações forem criminosas, ficamos ainda mais curiosos. É o caso das grandes organizações mafiosas. Há mesmo histórias curiosas e cruéis cercando essas confrarias, e é certo que elas têm um código de conduta rigoroso para seus integrantes. Farei aqui um resumo histórico das mais conhecidas, começando pela máfia Italiana, muito romantizada pelo cinema, que contribuiu para torná-la a mais famosa, onde os gângsteres de Hollywood tinham um certo charme, um certo glamour e pousavam com ares aristocráticos. Porém, fora da ficção, certamente este mundo não tem nada de glamouroso.
“Máfia” é uma expressão usada hoje em dia para designar desde as grandes associações, até os pequenos grupelhos que se unem para se proteger e agir à margem da Lei. Há desde as organizações criminosas até os grupos devidamente legalizados, esses muito mais difíceis de identificar, mas os métodos são parecidos. Costumam afastar quem não os interessa e eliminar, às vezes literalmente, quem cruza o seu caminho. Seus negócios são bem diversificados, vai desde jogos, contrabando, prostituição, a todo tipo de tráfico e compra e venda de influências, facilidades e proteção. As grandes organizações mafiosas costumam ainda minar e corromper as instituições públicas e privadas, se infiltrando no meio político e empresarial.

Ao que tudo indica, no mundo moderno as organizações criminosas também se globalizaram e os grandes grupos mafiosos mantém conexões por todo o mundo e colaboram entre si.
Máfia Italiana
Segundo o historiador americano Norman Lewis, em seu livro A Máfia por Dentro, esse grupo na Itália teria surgido no século IX quando os normandos dominaram os sarracenos, muçulmanos que viviam na Sícilia. Sem terras, muitos deles tornaram-se servos e outros se refugiaram nas montanhas e passaram para a clandestinidade. Como se pode notar, a princípio esses grupos se uniram para resistir à dominação de seus invasores. Assim teria nascido a máfia (refúgio, em árabe), que tinha como propósito principal criar laços de família baseados no legado siciliano de fidelidade, honra e vingança. A tradição teria sido retomada no século XIX e nos anos 20 o regime fascista de Benito Mussolini teria prendido milhares de integrantes dessas organizações, abalando seu poder paralelo. Com a vitória dos Aliados na Segunda Guerra, todos foram libertados. Nesse mesmo período a América vive a era dos gângsteres e as famílias se expandem no mundo dos cassinos.
Em meados dos anos 1980, a máfia atuava até mesmo na esfera pública italiana, entre políticos de diversos cargos, empresários e achacadores, compondo um sistema sólido, ao qual resistir implicava em sérios riscos. Então, com uma mudança no sistema penal e judiciário foi criada a operação chamada “Mãos Limpas”, onde centenas de mafiosos foram presos. Mas a reação deles não tardou, foram assassinados 24 juízes e promotores durante as investigações.
Mas a máfia na Itália não foi eliminada. As associações mais conhecidas são a "Cosa Nostra" (em português "nosso assunto" ou "nossa coisa"), de origem siciliana, a Camorra, napolitana, e a 'Ndrangheta, da Calábria. Em maio de 2013 em Palermo, foram julgados ex-políticos e mafiosos acusados de manter negociações secretas para interromper uma onda de atentados que matou dezenas de pessoas.
Em 2008 o jornalista Roberto Saviano escreveu o livro Gomorra sobre a organização mafiosa napolitana Camorra, uma das mais violentas do mundo, onde teria se infiltrado em setores camorristas, denunciando seus negócios e sua forma de atuação. Jurado de morte, Saviano viveria escondido até hoje.
Máfia Japonesa
worlds_10_most_influential_mafias_06.jpg
Chamada Yakuza, a organização mafiosa japonesa surgiu no início do século XVII nos grandes centros urbanos de Osaka e Edo (atual Tóquio), sob a proteção dos grandes chefes de quadrilhas. Consta que os Yakuza agrupam diversas categorias: primeiro foram os jogadores profissionais e os ambulantes. À esses juntaram-se os samurais que a partir de 1603, com o fim das guerras feudais e o reinado da "Paz Tokugawa" por 250 anos, viram-se sem mestres, ameaçados de banimento. Ouve-se falar pouco da máfia japonesa, no entanto ela é considerada tão cruel ou mais que a italiana, e como não podia deixar de ser, a Yakuza também exerce influência sobre diversos segmentos da sociedade e política japonesas. Já se falou que até mesmo as grandes corporações empresarias do Japão pagariam propina para a Yakuza.
Os membros da máfia japonesa têm um jeito peculiar de se vestir e cortar o cabelo, além do corpo todo tatuado. Outra curiosidade, apesar de cruel, é que em um ritual chamado “yubitsume”, eles são obrigados a cortar o próprio dedo mindinho em caso de desvios graves. Em geral é o dedo mindinho esquerdo, mas as ofensas repetidas podem levar mais de um dedo. No Japão, a falta do dedo mindinho significa ligação com a Yakuza.
A sociedade japonesa é machista, mas em 2004 Shoko Tendo, a filha de um poderoso chefão da Yakuza, lançou um livro que chocou o Japão com o título “Yakuza Moon: Memories of a Gangter’s Daughter” (Lua da Yakuza: Memórias de uma Filha de Gângster). Um relato frio da dependência de sexo, drogas e amantes violentos. Ela foi a primeira mulher a quebrar o código de silêncio da Yakuza, mas acha que escapou de ser morta, porque em seu livro não incriminou ninguém.
Máfia Chinesa
logotipo_dragao.gif
Símbolo da Tríade Chinesa
Conhecidas como Tríades Chinesas, esses grupos criminosos tiveram origem em 1644 pela etnia Hans e tinham como objetivo expulsar os invasores Manchus, fundadores da dinastia Ming. Em 1760, os Hans criaram a “Sociedade do Céu e da Terra” para combater a dinastia Ming e restaurar seus valores e regras. O nome “tríade” teria sido dado pelas autoridades inglesas por causa do símbolo que usavam, e sua organização segue uma hierarquia de funções. Assim como em todas as máfias, as tríades punem seus discípulos deixando-os sem comer, queimando-os e amputando seus dedos de pés e mãos.

Entre as práticas ilícitas das Tríades Chinesas está a exploração da prostituição. Estes grupos traficam mulheres do Sudeste da Ásia, da América do Sul e do Leste Europeu para a Europa Ocidental. Outras atividades que praticam são a movimentação de drogas, contrabando de cigarros, de munições, organização de sequestros, homicídios, roubos, e jogos de azar. Recentemente casos de assassinatos de imigrantes chineses que trabalhavam com comércio em São Paulo, foram atribuídos à máfia chinesa.
Máfia Russa
cartaz2_88.jpg
A Máfia Russa também chamada de Máfia Vermelha é uma das mais temidas do mundo e um exemplo de como o crime organizado pode contaminar as instituições. Esses grupos, antes restrito aos prisioneiros e às forças policiais, embora sua estrutura remeta à União Soviética dos anos 1950 na época da Guerra Fria, se aproveitaram do momento de desintegração do regime comunista no país para se estabelecer, e o fizeram fortemente no ano de 1988 quando o governo realizou a política de abertura da economia com a privatização de vários setores. Se aproveitaram da incerteza política e econômica da União Soviética naquele período, e da pouca familiaridade dos russos com a economia capitalista. As operações e transações obscuras e seu poder bélico aliado à desenvoltura com que se relacionavam com as instituições públicas e governamentais, lhe valeram o apelido de “Bandidos dentro da Lei”.
A Máfia Russa se especializou em determinados crimes, como seqüestro, fraude bancária, contrabando de armas, tráfico de seres humanos e tráfico de drogas. Mas o ano de 2007 foi considerado o ano da ruína da Máfia Russa quando ela perdeu muitos de seus contatos internos, com a acusação e eliminação de diversos oligarcas e agentes corruptos da polícia, tendo migrado seu centro de atividades para o estrangeiro, agindo principalmente na Grã-Bretanha.
Entretanto, para muitos, a Rússia ainda é assombrada por organizações mafiosas e ironicamente, do poder conquistado no combate aos antigos grupos. Para estes, a máfia hoje é dirigida pelo mais importante político russo da atualidade, o presidente do país.
.....
Existem vários outros grupos mafiosos dos quais quase não se houve falar, como a Máfia Albanesa, a Máfia Sérvia, a Máfia Israelense, a Máfia Mexicana, etc.. Há “máfias” para todos os gostos e de todos os tamanhos.
É desnecessário dizer que a sociedade precisa rejeitar e combater essas associações, mas ao mesmo tempo, numa lógica perversa, enquanto atividades ilícitas forem facilitadas pela ganância, “máfias” continuarão a existir e novas surgirão.


A máfia é uma organização delituosa cujas atividades que desenvolvem de forma ilícita são conduzidas por uma estratégia hierarquia dentro de seu sistema mafioso. Essa organização criminosa surgiu na época medieval na Itália, seus membros eram lavradores arrendatários de terras que sofriam de vandalismo. Esses lavradores faziam acordos com uma sociedade de pessoas influentes e poderosas em prol de proteção e segurança a suas terras. Com isso era gerado um acordo vitalício na qual só poderia ser quebrado com a morte de quem implorou proteção. Com o percurso do tempo essas sociedades começaram e se espalhar por várias regiões determinando para si seus próprios meios de conduta e regras.
Na China em 1644 na Dinastia Ming um grupo de criminosos oriundos da etnia Hans tinha como objetivo expulsar os invasores Manchus, fundadores da dinastia Ming, eles criaram a “Sociedade do Céu e da Terra” com a visão de derrotar seus inimigos. Esse ato influenciou as gerações de criminosos futuros, ramificando sociedades em prol de seus objetivos desonestos que foi se moldando pelas travessias que fez pelo tempo até atingir o que se conhece hoje como Tríade a Máfia Chinesa. Essa organização leva a característica de extrema violência usada durante suas operações ilícitas. Donos da liderança no trafico de drogas, armas, falsificação, extorsão e prostituição, a máfia chinesa manteve-se entre as mais poderosas e perigosas organizações do crime no mundo. De forma hierárquica o líder que leva o título de Lung Tao (Cabeça de Dragão) é o chefe da “família” qualquer decisão por mais anódina que fosse deveria passar por ele para aprovação, quando o líder morria seu posto era dado a um de seus filhos ou para quem ele achasse capaz de assumir as responsabilidades da organização através de um testamento, logo vinham os “Mestres de Incenso” eram uma espécies de chefes adjuntos e suas funções era investigar a vida dos ingressantes conhecidos entre eles como os “Patrulheiros do Vento” era uma forma de prevenir uma eventual traição ou infiltração no sistema. Em um nível mais baixo estava o “Leque de papel branco” era o controlador das finanças da Tríade era a configuração de um tesoureiro, em seguida estavam o “Sandália de Palha” era o homem responsável pelas “reuniões” secretas. O Bastão Vermelho era a figura disciplinar da organização, responsável pelo treinamento marcial e pela defesa contra ataques que a Tríade pudesse sofrer. Em um último nível estavam os “Chefes de seção local” eram aqueles que eram responsáveis por cada bairro, rua ou distrito e por fim estavam os “Lanternas Azuis” os candidatos para ingresso no sistema.
Em 1949, quando o Partido Comunista Chinês tomou o poder na China continental, a lei tornou-se mais intransigente e as ligações ilegais começaram a ser fechadas em torno das organizações criminais. Com a pressão do governo, as tríades se espalharam para localidades onde as leis e as fiscalizações eram mais evasivas ou mais acessíveis para ofuscar, tendo isso em mente, muitos mafiosos atravessaram continentes em busca das famosas Chinatown que surgiram com a imigração dos chineses para outros países em busca de melhores condições de vida ocorridas no século XIX, tendo a mais conhecida pela enorme concentração de chineses fora da China esta os Estados Unidos mais precisamente em Nova Iorque na localidade de Manhattan.
Sabendo da alta concentração de comercializações e consumismo na cidade mais populosa dos Estados Unidos e por ter uma Chinatown como “abrigo” para os negócios a Tríade veem mantendo seus métodos empresariais do crime há várias gerações no solo americano, tornando as páginas criminalista da história dos Estados Unidos ainda mais enfatizadas.

Principais Máfias Orientais: Tríades e Yakuza

As máfias chinesas surgiram antes do processo de abertura econômica do país e, naquela época, existiam duas principais organizações criminosas, quais sejam, a Quing Gang e a Hun Mun.

Essas organizações, conluiadas com o governo, praticavam diversos crimes, dentre eles, o tráfico de entorpecentes, contrabando de munições, sequestros, homicídios, roubos, prostituição, jogos de azar, dentre outros.

Percebem-se funções hierárquicas bem definidas, todas referidas com números, que começam com o número “4”, simbolizando, os quatro oceanos:
No primeiro nível, temos o grande chefe, chamado de “Cabeça de Dragão” – Lung Tau, representado pelo número 489; os dirigentes dos rituais de iniciação do candidato, chamados “Mestres de Incenso” – Heung Chu; e seus auxiliares, espécies de chefes adjuntos, que realizam uma investigação da vida do ingressante, os “Patrulheiros do Vento” – Fun San Chu, representados pelo número 438.

No segundo nível hierárquico, temos o “Leque de papel branco” - Pak Tsz Sin, representado pelo número 415, que é quem controla as finanças da organização; o “Sandália de Palha” – Cho Hai, representado pelo número 432, é aquele que possui a função de programar e estabelecer os encontros secretos; e o “Bastão Vermelho” – Huan Kwan, representado pelo número 426, é especialista em artes marciais, sobretudo Kung Fu e possui a função de manter a disciplina entre os integrantes da organização, mas também é responsável pela defesa contra ataques realizado em face da Máfia.

No terceiro e último nível, encontram-se os membros ordinários – Sze Kau Tsai, representados pelo número 49; os Chefes de seção local – Cho Kun­; e, finalmente, os “Lanternas azuis”, que são os candidatos ao ingresso na Máfia.

As Máfias Chinesas transnacionais são conhecidas como Tríades, mas esse termo é genérico e não corresponde a uma máfia específica. Seria, de certa forma, o termo “máfia” para os chineses. Exprime os três lados de um símbolo antigo que indica as três forças primárias do universo, o céu, a terra e o homem.
As mais importantes Tríades chinesas, atualmente, são:
  • Sun Yee On: possui, aproximadamente,  60.000 membros e tem grande atuação no entorno asiático e Estados Unidos. Investe na lavagem de dinheiro em bares e na indústria do cinema. Além disso, também investe na recuperação de portos e aeroportos que, em conjunto com a corrupção de agentes públicos, permite-lhe a penetração do tráfico de entorpecentes e pessoas.
  • Sap Sze Wui (14 K): possui aproximadamente 20.000 afiliados e suas principais atividades ilegais são o tráfico de  entorpecentes e de pessoas, fraudes com cartões de crédito e prática de usura. Atualmente é formada de 30 clãs e atua na Ásia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Grã-Bretanha e nos Países Baixos.
  • Ho Chi Tau: possui algo em torno de 40.000 membros e também é denominada de “Cartel Wo”. Pratica as mesmas atividades que o Sun Yee On e o 14 K. Atua, principalmente,  na China Continental, Estados Unidos e Canadá.
  • Tai Huen Tsai: considerada a única de grande porte na China Continental, possui em torno de 5.000 afiliados. Atua na Austrália e Hong King, além do Canadá, onde pratica tráfico de pessoas.
As Máfias Japonesas, por sua vez, são representadas pela maior e mais conhecida entre todas: a Yakuza.
YA-KU-ZA, em japonês, significa, respectivamente, 8, 9, 3, cuja soma é vinte, um número inútil, não utilizável para os japoneses. Dessa forma, os próprios membros da Yakuza se autodenominaram dessa forma, pois se consideram pessoas imprestáveis e socialmente rejeitadas.

Atualmente, é um nome genérico, que representa algo em torno de 3.000 grupos criminosos diferentes, com, aproximadamente, 90.000 integrantes atuando no Japão, Havaí e costa oeste dos Estados Unidos, praticando atividades de exploração de jogos de azar, tráfico de entorpecentes e de armas, exploração de prostituição, fraudes, extorsão e lavagem de dinheiro.

Possui estrutura familiar e divisão hierárquica trifásica: “administração formal hierárquica; hierarquia formada pelo modelo tradicional japonês caseiro e hierarquia interna entre os grupos” (MENDRONI, 2009, p. 348). A organização é formada pelo “cabeça da família” (Kumi-cho); pelos executivos sênior (saiko-kanbu); executivos (kanbu); soldados (kumi-in); e os colaboradores ou candidatos (jun-kosei-in).

Os seus integrantes possuem regras rigorosas de conduta interna, a saber, jamais desobedecer a superior hierárquico; não entrar em conflito com outros membros; não trair a organização ou os seus integrantes; não subtrair os fundos da organização; e não desejar ou tocar a mulher de outro membro.

As punições variam de leves, como a obrigatoriedade de cortar cabelo, confinamentos, multas e suspensões a pesadas, como espancamentos, amputação da última falange do dedo mindinho (yubitsume), expulsão da organização (hermon) e a morte.


Tríade (chinês simplificado三合会chinês tradicional三合會pinyinSānhéhuì) é o nome dado a um conjunto de ramificações de uma mega organização criminosa surgida no século XVI na China e que se espalhou para outros países depois de 1842, quando a China perdeu a Guerra do Ópio para a Inglaterra.

Estrutura tradicional da Tríade.

A Tríade com sede em Hong Kong tem bases em Vietnã, Macau, Taiwan, China, e também em países como a Malásia, Singapura, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e muitos outros países. As tríades chinesas são uma das organizações criminosas mais organizadas e poderosas do mundo, que engloba outras organizações criminosas menores para execução de serviços sujos, com adesão constante de cerca de 1,5 milhão na China continental e 2,5 milhões de membros no mundo inteiro. As Tríades são quase intocáveis por qualquer grupo de aplicação da lei.
As tríades chinesas de Hong Kong têm grande movimentação de drogas ilícitas, como a heroína do Sudoeste Asiático e uma variedade de crimes de lavagem de dinheiro, extorsão, espionagem, assassinato, tráfico e prostituição. Eles estão envolvidos também no contrabando e falsificação de mercadorias. As facções mais influentes da Tríade criam empresas e corporações legítimas como fachada de suas operações criminosas.
As Tríades mais poderosas em Hong Kong têm seus próprios territórios, bases, sub-sociedades e frentes públicas. Eles são aliados dos magnatas. No início dos anos 80, o governo chinês convocou uma reunião secreta entre as ”Cabeças do Dragão” os maiores grupos operacionais das Tríades em Hong Kong e os políticos do governo da China. Após estas negociações bem sucedidas, o ex-presidente da China Deng Xiaoping elogiou as Tríades dizendo que eles são "grupos patriotas”.
Este tipo de organização de costumes antigos ainda sobrevive não deixando de punir os seus discípulos seguidores que operam com objetivos de subornar, traficar, roubar, torturar e matar. Estes simples castigos por vezes são cumpridos com dias a fio a pão e água até queimaduras severas e/ou amputar os dedos das mãos e pés.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A TRÍADE



Os chineses desapareceram das ruas de Copacabana. Eles eram muitos – homens e mulheres jovens – e vendiam bugigangas eletrônicas pelos bares e ruas. Poucos falavam algumas palavras em português mas todos sabiam dizer o preço das mercadorias, contar dinheiro e fazer o troco.

Eram imigrantes ilegais. Sob o rosto impassível dos orientais, não conseguiam disfarçar uma certa preocupação ao verem um policial. Eles sumiram depois que Law King Chong, que dizem ser o maior contrabandista do país, foi preso em São Paulo. Uma coincidência.

A entrada ilegal no Brasil é organizada pela Tríade, nome pelo qual é conhecida internacionalmente a máfia chinesa. Ela não é tão bem organizada quanto a italiana mas está presente em todas as comunidades chinesas extorquindo comerciantes. Sua principal atividade é o tráfico humano. Hong Kong é o centro das suas atividades.

  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

1º - DOLEIRA BRASILEIRA PRESA NA ESPANHA REVELA LIGAÇÃO DO DINHEIRO DESVIADO DA PETROBRAS E OUTROS ÓRGÃOS DO GOVERNO PETISTA NO FINANCIAMENTO DO TRÁFICO DE COCAÍNA DA MÁFIA ITALIANA 'NDRANGHETA (aqui)

2º - DENÚNCIA DO MPF APONTA LIGAÇÃO DO PCC COM A MÁFIA ITALIANA 
(aqui)

3º - OS BASTIDORES DAS MÁFIAS - A CRUEZA DO SUBMUNDO (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário