sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vídeo mostra casos de alunas que sofreram abusos

Violência baseada no gênero limita a participação das meninas na escola Reprodução/Band

O caso da aluna de 12 anos que foi estuprada por três colegas, em um escola pública de São Paulo, não é um caso isolado no mundo, como lembra um vídeo da Plan International, organização que luta pelos direitos da infância.

Encenado por atrizes, mas com vozes de vítimas reais da violência contra meninas, o vídeo relata casos de estupro por professores e alunos, violência e assédio nas instituições de ensino e comentários de cunho sexual que as garotas ouvem no caminho para a escola.

"A violência baseada no gênero limita a participação das meninas e aumenta as taxas de abandono escolar. As meninas não podem ser obrigadas a viver com medo. Elas precisam aprender e realizar seus sonhos", afirma Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil.

O lançamento do vídeo coincide com Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), somente nos três primeiros meses de 2015 foram registradas 21 mil denúncias de algum tipo de violência contra crianças no Disque 100, canal denúncias do setor - em 45% dos casos, as vítimas são meninas.

Garota do Milênio: Diga NÃO à violência sexual nas escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário