terça-feira, 9 de junho de 2015

O significado das bandeiras dos países


Porque há um solzinho nas bandeiras da Argentina e do Uruguai? Por que a bandeira do Nepal tem aquele formato? É o que procuramos responder.

Desde que entramos no colégio, aprendemos a desenhar as bandeiras dos mais diversos países. Eventos como Olímpíadas e Copas do Mundo têm o poder de potencializar esta curiosidade a respeito do símbolo de cada país. Aprendemos desde cedo que a da França é azul, vermelha e branca, que a da Itália é verde, vermelha e branca, que a do Nepal não é diferente de todas, que a da Suíça é quadrada e lembra a da Cruz Vermelha. Mas por que estas bandeiras são assim?
Veja abaixo o significado de algumas bandeiras que você sempre quis saber porque são do jeito que são.
Turquia: a lua crescente e a estrela são os símbolos do Islã. Vários países da região no norte africano e Oriente Médio, como Argélia, Tunísia e Paquistão adotam esta combinação em suas bandeiras. No caso turco, uma hipótese muito aceita pela população é que Mustafa Ataturk, fundador da república turca, caminhava pelo campo após a batalha da independência do país e enxergou uma lua crescente e uma estrela no céu.
Libéria: a semelhança inequívoca com a bandeira dos Estados Unidos não é à toa: mostra a origem dos ex-escravos que fundaram o país.
Quênia: o curioso símbolo ao centro da bandeira, que parece um besouro a quem olha sem tanto cuidado, representa a etnia Maasai, que constitui a população do país. Trata-se de um escudo com duas lanças cruzadas.
Barbados: a bandeira do pequeno país caribenho chama a atenção pelo tridente ao centro. Ele representa a independência do país junto ao Reino Unido. O azul simboliza o mar e o dourado as areias das belas praias da ilha.
Uruguai: o desenho é inspirado na dos Estados Unidos, o que a diferencia da bandeira argentina. As noves listras em azul e branco representam os nove departamentos (espécie de estados) do país. Ambas têm dois pontos em comum: a cor celeste (que representa a cor do céu na região do Prata) e o Sol de Maio, símbolo da independência da Espanha – embora o Uruguai tenha se tornar um país após ficar independente do Brasil.
Japão: a bandeira japonesa parece uma das mais simplórias de todas, até descobrirmos o significado do círculo vermelho, que a torna uma das mais lindas do mundo: o de um nascer do sol, já que se trata da terra do sol nascente.
Nepal: por mais que seja um país minúsculo encravado em meio ao Himalaia, todos conhecemos o Nepal por conta do formato peculiar de sua bandeira. Ela é assim por ser resultado da junção de duas bandeirolas da dinastia Rana, que governava o país. A borda azul simboliza a paz, e a cor, que fica entre o rosa e o vermelho, é a cor nacional do Nepal.
Reino Unido: é uma mistura das bandeiras de Inglaterra, Escócia e País de Gales. O fundo azul com um “X” branco é escocês; a cruz em vermelha é inglesa; e o “X” vermelha dentro do “X” branco é norte-irlandês.
Mônaco e Polônia: os dois países tem bandeiras exatamente iguais: dividida horizontalmente em duas, com a parte superior vermelha, e a inferior branca. Os motivos, porém, são bem diferentes. No caso de Mônaco, as cores são as da Casa de Grimaldi, e datam do século XVII. No caso polonês, são as cores do país, determinadas no século XIX.
  

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário