sábado, 13 de junho de 2015

PF desarticula organização transnacional por lavagem de R$ 3 bilhões



11/06/2015

São Paulo/SP -  A Polícia Federal deflagrou na manhã de (11) a Operação Porto Victoria para desarticular organização criminosa transnacional especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em vários países. Estima-se que de cerca de R$ 3 bilhões foram lavados em três anos de atuação.
Cerca de 130 Policiais Federais cumprem 11 mandados de prisão, 2 mandados de condução coercitiva e 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP, Araras/SP, Indaiatuba/SP, Santa Bárbara do Oeste/SP e ainda em Curitiba/PR e Resende/RJ.
A investigação teve início em 2014 após solicitação da Agência Norte Americana de Imigração e Alfândega – ICE, para apuração de fatos envolvendo um brasileiro que atuaria junto a uma organização criminosa especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em diversos países, como Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Brasil e Japão. As investigações da PF identificaram a atuação do grupo em diversas frentes.
Um dos esquemas baseou-se na especialização da retirada ilegal de divisas da Venezuela por meio de importações fictícias promovidas por empresas brasileiras, que tinham como fim somente a movimentação financeira. Os produtos brasileiros eram superfaturados em até 5.000% para justificar a remessa dos valores vindos da Venezuela. Em seguida, empréstimos e importações simuladas justificavam o envio dos recursos para Hong Kong, de onde então eram encaminhados para outras contas ao redor do mundo.
Outro modo de ação - realizado no Brasil - era a realização de importações fictícias realizadas por empresas brasileiras, valendo-se da colaboração de operadores do sistema financeiro com bancos e corretoras de valores, que faziam vistas grossas em relação à veracidade de transações comerciais que tinham como único fim o envio de dólares para o exterior, com aparência de legalidade.
Também foram detectadas transações por meio de um esquema conhecido como “dólar cabo”, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, à margem do sistema oficial de remessa de divisas.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e organização criminosa.
Entrevista Coletiva
Hoje,11, as 11h.
Local - Auditório da Superintendência Regional da PF em São Paulo, localizada na Rua Hugo D'Antola, 95, Lapa.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
tel: (11) 3538-5013
  

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário