terça-feira, 28 de janeiro de 2014

UCRÂNIA: VEJAM NO QUE SE ESTÃO A METER


Castle in Kamenets-Podolsky

Alguém sabe o que quer dizer Ucrânia?
Por Paulo Marcelino 24 janeiro 2014

Significa "o que está na fronteira", de "kraina" fronteira em russo e país em ucraniano. "U" significa o que está "à beira de". Foi denominada em tempos imperiais de Rússia inferior (nijnaia rossia).

Em 1000 depois de Cristo os irmãos Kiril, oriundos da Bulgária, trouxeram não só a cristianização para a Rússia, mas também o alfabeto. O povo falava, mas não escrevia. Fundou o alfabeto Cirílico, ainda hoje em vigor.

Foi na época em que a capital da emergente nação russa se situava na "Kievskaia Rus" ou Rússia de Kiev. Por força das invasões de oriente (Gengis Khan) moveram-se erraticamente para norte, e instalaram-se ao redor do que hoje é Moscovo.

Eslavo significa escravo; era assim que os conquistadores escandinavos chamavam aos autóctones. São Slaviani... Tal como Adolf Hitler os denominou recentemente...



A Ucrânia crê-se fundada por Danilo Galitski, nobre de origem polaca, que fundou o reino da Galitsia, hoje território da Ucrânia ocidental (Lviv) e sul da polônia. Este reino durou pouco tempo, pois os poderes dos senhores polacos e lituanos depressa os destruíram, embora se originasse uma "cultura" e identidade ucraniana.

O afastamento geográfico enorme em relação às origens deram a emergência de uma nação de Rússia inferior, ou Ucrânia (note-se que a Holanda ainda é hoje designada de Alemanha inferior, por muito que custe e que não corresponda à realidade... são dados de história, mais nada, sem aferências culturais).


Me refiro no "Niederlande" traduzido "Pais Baixo".

Na historia esse pais tinha muito mais vínculos com a Franca, desde o "Reich der Franken".

A cultura própria ucraniana desenvolve-se no século XVII, com pensadores e escritores como Gogol, Taras Shevshvenko, etc.

Aqui já se nota uma cultura distinta e tendência de nacionalidade diversa; os cossacos de Zaporozhie são disso um exemplo. Guerreiros exímios, da prikarpatie (sistema montanhoso a 50 km de Lviv) por diversas vezes mostram a sua valentia, ao serviço de quem lhes melhor servia, por vezes do poder russo.

Terreno fértil, em especial na zona oriental, perto da zona da "terra negra" onde cresce trigo de bom valor, em tempos conhecido como o celeiro da Rússia.

Só que em termos culturais existe uma diferença enorme entre a Ucrânia nacionalista do ocidente, sediada em Lviv, e a Ucrânia russófona do oriente.

A primeira mais primitiva, dedicada à agricultura arcaica (fonte dos emigrantes que temos por cá) e a segunda mais culta e dedicada à indústria.

Acresce o problema da Crimeia, zona cedida por Stalin à Ucrânia por altura de um seu aniversário. Nunca foi ucraniana, nunca se falou ucraniano aí.

Disputada territorialmente pelas potências russas e dos USA (e Europa uma vez mais faz figura de tonta), a localização geoestratégica deste território maior que a França não permite ao poder russo perdê-lo. Tenha os custos que tiver.

Em nome das pessoas que lá vivem cultas, bem formadas e bem intencionadas, pedia-se que os poderes em jogo se pusessem de acordo, de forma a evitar uma guerra Este-Oeste, de carnificina e ódios latentes quanto recentes.

Está a Europa à altura deste compromisso? Parece que não. Tanto neste como noutros planos, sem uma estratégia adequada, sem que a soma das partes valha alguma coisa, será uma vez mais instrumento do poder dos EUA do que de si própria.

O rearmamento russo está em marcha e com os timings adequados; preparem-se para que a Europa, a nossa querida Europa seja uma vez mais arrastada de olhos vendados para uma realidade da qual acorda à bomba e sairá derrotada enquanto um todo.

E quem lucra com a crise, também lucrará com a guerra...
Abram os olhos e vejam no que se estão a meter.

UCRÂNIA À VISTA


Por BERNARDO PIRES DE LIMA

A oligarquia ucraniana que rodeia Ianukovitch quer o melhor da UE (livre circulação), mas desdenha o cumprimento de qualquer outro critério democrático. A retaguarda russa permite-lhe o desprezo. 
Tendo isto em conta, só uma viragem eleitoral profunda quebraria essa nomenclatura. É certo que isso pode ser feito à força, com radicalização, violência policial e caos. Ou pode ser conseguido com recurso a eleições antecipadas, vergando negocialmente o Presidente após a recusa de alguma oposição (não toda, porque a intenção era dividi-la) em integrar o executivo. 

Tendo em conta que os protestos vão já para lá de Maidan, em Kiev, e chegaram a sul, leste e a norte (Odessa, Sumi, Chernihiv), este seria o timing para levar às urnas os propósitos das oposições. Mais: legislativas antecipadas poriam os holofotes em Ianukovitch e Putin, reduzindo a fraude pela visibilidade do ato, e porque Putin quer tudo menos incendiar Moscovo com novas manifestações no meio do sonho de sucesso dos Jogos em Sochi.


Porque não falo em antecipar presidenciais (2015), mas legislativas (2017)? Bem ou mal, Ianukovitch tem legitimidade para o cargo e seria preferível que uma transição na Ucrânia fosse negociada (como na Polónia do general Jaruzelski) e não forçada a entrar numa espiral caótica. Dentro desta linha reformista, uma vitória nas legislativas daria a um governo "ocidental" a legitimidade para, embalado para as presidenciais, rever a Constituição e alterar o sistema em favor do Parlamento e não do Presidente, sempre mais refém de Moscovo. 

São cenários, bem sei. E há uma realidade que continua a esbarrar com a história da Europa de Leste pós-89: os EUA mostram hoje pouco interesse na Ucrânia e os ucranianos vontade alguma de entrar na NATO. Lembro que sem esse visto prévio, nenhum país do Centro e Leste europeu entrou na UE depois de o Muro ter sido derrubado em Berlim.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

A Polônia, Hungria, Eslovênia, Romênia, Letônia, Lituânia Rep. Checa, Eslováquia, Estônia, Croácia e Bulgária todos estes países estavam sob a pata russa, estes países entraram na UE, agora visitem estes países e depois visitem a Ucrânia e escolham se é melhor a pata Russa ou a democracia Europeia. 

Esta gente que não conhece a realidade ucraniana deviam ver como sobrevivem, por isso esta revolta contra o governo deles, porque não assinaram o acordo com a UE. Os Russos não tem feito nada por aquele país simplesmente querem continuar a serem os imperialistas daquele país. 

Todo o petróleo e o gás que eles VENDEM a preços mais baixos, eles não DÃO nada, é uma sopa envenenada para continuarem a ter o controlo sobre o destino do povo da Ucrânia.

CONHECENDO A UCRÂNIA

O percurso deve começar pelo centro de Kiev, a Catedral de Santa Sofia que fica na Praça de Bogdam Hmel’nickij; no centro da praça fica uma escultura dedicada a um chefe militar ucraniano. 

Catedral de Santa Sofia é o símbolo de Kiev, ela não era apenas usada para celebrações religiosas, mas também para coroação de reis, nomeação de conselhos de Estado e assembleias populares; além de receber as delegações diplomáticas de outros países.





Ninho de Andorinha ( Ukr. Lastіvchine gnіzdo , krymskotat. Qarılğaç Yuvası, Karylgach Uvas) - monumento arquitetônico e histórico, localizado em um íngreme penhasco de 40 metros Avrorinoj Cabo Ai-Todor na aldeia de Gaspra ( Yalta conselho da cidade , Criméia ,Ucrânia).



A estrutura se assemelha castelo de um cavaleiro medieval, como Torre de Belém ou villa Miramar perto de Trieste . Ninho de Andorinha foi uma espécie de emblema da costa sul .


    Ópera de Kiev    Catedral de São Demétrio   Palácio dos Esportes
Ópera de Kiev, Catedral de São Demétrio (em Carcóvia) e Palácio dos Esportes (em Donetsk)

Kiev Ukraine 

.

Pelo andar da carruagem podemos ser nós amanhã.

Nosso governo é bem parecido com o deles - segue a mesma linha ideológica.



'EU SOU UMA UCRANIANA' 

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

1º - UCRÂNIA: VEJAM NO QUE SE ESTÃO A METER (aqui)

2º - 10 BEST CASTLES AND FORTRESSES OF UKRAINE (aqui)


3º - KIEV BECOMES A BATTLE ZONE AS UKRAINE PROTESTS TURN FATAL (aqui)

2 comentários:

  1. Estimado, Osvaldo Aires Bade,
    o seu artigo é uma tragédia em termos intelectuais, Excia reuniu o lixo e diversas clichés absolutamente estípidas sobre a Ucrânia e as apresenta como se fosse alguma revelação. Por favor, deve estudar e LER (ler muito pra caramba) antes de escrever sobre os países ou realidades que desconhece.
    Abraço. JNW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goitei muito do seu profundo conhecimento, argumentos bem embasados e muito "intiligentes".
      Vou me esforçar mais e virar milagreiro para salvar o que não tem salvação - você: Maconheiros esquerdistas sempre invejosos e quadrilheiro fora da lei.
      Quem você quer enganar?
      Compraste a revista TIME pensando que era sobre futebol seu otário de merda.

      Excluir